De 11 de janeiro a 17 de fevereiro o Fórum da Maia / Centr’Arte recebe a exposição Uivo8.

Com curadoria de Cláudia Melo, esta mostra pretende ser um pensamento acerca da ilustração contemporânea. Nesta edição a ideia para a agregação dos vários e diversos autores e obras teve como objetivo a afirmação da ilustração na cultura visual contemporânea onde será imprescindível o questionamento da (não) especificidade deste medium.

Cozinca

Parte-se da vontade de exercer pensamento acerca do que é a ilustração nos nossos dias. Perguntar, ainda, e voltar a perguntar qual é o campo discursivo desta expressão. Quem são os seus atores, quais as suas metodologias, processos de conceção e produção.

Valha-nos a antiguidade do assunto, mas valha-nos igualmente ainda a necessidade das interrogações como: É ilustração? É desenho? Ou pintura?

Apartada da sua intenção e função, de ser entendida como complementar, a ilustração pratica-se hoje, como aliás todas as outras expressões artísticas, de forma híbrida a mover-se em terreno vago. Mas não perde força. Ganha-a. Afirma-se. Impregna-se de camadas e camadas de sentido. Será agora a altura de juntarmos tudo isto numa exposição que nos apresenta peças artísticas, seus autores e suas reflexões. Que nos devolve ilustração da ilustração, mas também da pintura, do design, do graffiti, do desenho, da escrita…

A UIVINHO 1, será a novidade desta edição, uma mostra de ilustração dedicada ao público mais novo, com um objetivo centrado na proximidade com a comunidade, e apostando na formação de públicos e no trabalho de fundo com as faixas etárias mais jovens. O público infanto-juvenil terá aqui a oportunidade de participar numa mostra de ilustração com trabalhos criados por eles próprios através das ações de serviço educativo agregadas.

Possibilidade de agendamento de workshops e visitas guiadas.

| dias: de 11 de janeiro a 17 de fevereiro
| horário: terça a domingo, das 09h00 às 22h00
| local: Fórum da Maia
| entrada: gratuita

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.