O FC Porto oficializou a contratação de Francesco Farioli como novo treinador da equipa principal. O técnico italiano sucede a Martín Anselmi e assinou contrato válido até junho de 2027.
Está confirmado: Francesco Farioli é o novo treinador do FC Porto. A contratação do técnico italiano foi anunciada este domingo, 6 de julho, através de um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e publicado no site oficial do clube. Farioli sucede ao argentino Martín Anselmi, que deixou o comando técnico após não ter convencido a nova estrutura liderada por André Villas-Boas.
O novo treinador dos dragões, de 36 anos, assinou contrato por duas épocas, até junho de 2027, e será apresentado na segunda-feira, às 12h00, no Auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão, numa conferência de imprensa com a presença do presidente do clube.
Natural de Barga, na região italiana da Toscana, Farioli iniciou a carreira como treinador de guarda-redes em clubes secundários italianos (Margine Coperta, Fortis Juventus e Lucchese), antes de trabalhar no Médio Oriente, nomeadamente na Aspire Academy e nas seleções jovens do Catar.
Em 2017, integrou as equipas técnicas de Roberto De Zerbi no Benevento e no Sassuolo, e, em 2020, assumiu pela primeira vez o cargo de treinador principal no Karagümrük, na Turquia. Seguiu-se o Alanyaspor, também no campeonato turco, e, mais tarde, passagens pelo Nice (França) e pelo Ajax (Países Baixos).
Apesar de ter estado a um passo do título na Eredivisie 2024/25, Francesco Farioli terminou a temporada ao comando do Ajax com um dos colapsos mais marcantes da história recente do futebol europeu. A sua equipa chegou a ter uma vantagem de nove pontos sobre o PSV a apenas sete jornadas do fim, mas desperdiçou essa liderança em apenas quatro jogos, permitindo a ultrapassagem e consagração do rival. A queda abrupta será recordada como uma das maiores “entregas” de um campeonato Ainda assim, o seu percurso foi considerado suficientemente promissor para merecer a confiança dos dirigentes portistas.
Esta é a terceira aposta de André Villas-Boas para o comando técnico da equipa principal desde que assumiu a presidência do clube em maio de 2024. Vítor Bruno foi o primeiro nome escolhido, mas acabou despedido em janeiro. Seguiu-se Martín Anselmi, despedido há poucos dias.