O Gabinete funciona em colaboração entre a Câmara da Maia e a DECO e tem como objetivo informar, esclarecer e aconselhar todos os maiatos sobre os seus direitos em situações de conflitos de consumo.

O Gabinete Municipal de Informação e Apoio ao Cliente é um espaço criado autarquia em colaboração com a DECO em 1994 cujo objetivo é informar, esclarecer e aconselhar todos os maiatos sobre os seus direitos em situações de conflitos de consumo.

Para assinalar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, uma comitiva da autarquia visitou o espaço, contando com a presença de Márcia Passos, deputada à Assembleia da República.

Em 27 anos foram recebidos mais de 22 mil pedidos

Segundo a autarquia da Maia fez saber, durante os seus 27 anos de atividade, foram mais de 22 mil os pedidos de informações e esclarecimentos, e atendidos presencialmente cerca de 10 mil munícipes.

Ao longo do período de pandemia, o GMIAC mantém o atendimento aos munícipes, quer através de contacto telefónico e e-mail, quer através de atendimento presencial mediante marcação, sempre que a situação pandémica assim o permitir.

Este Gabinete Municipal de Informação e Apoio ao Cliente (GMIAC) tem por objetivo informar, esclarecer e aconselhar todos os maiatos sobre os seus direitos em situações de conflitos de consumo, oriundas das aquisições de bens e serviços.

O GMIAC tem como principais funções estabelecer a mediação de conflitos resultantes de atos de consumo; receber reclamações, analisá-las, acompanhá-las e/ou encaminhá-las para as entidades competentes; e desenvolver ações que visem a divulgação, sensibilização e formação do cidadão enquanto consumidor.

As principais áreas de atuação do Gabinete envolvem contratos de telecomunicações, atividade seguradora (especialmente nas áreas da habitação e da saúde), contratos de energia, atividade bancária, compras online e questões relacionadas com garantias de bens diversos.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.