A decisão surge depois da notícia da morte de Jorge Sampaio.

Face à notícia do falecimento de Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, vários partidos decidiram interromper a campanha eleitoral. O Governo decretou luto nacional até segunda-feira.


“O Partido Socialista anuncia a suspensão de todas as atividades públicas de campanha eleitoral, solicitando aos seus militantes, dirigentes e candidatos que se associem à homenagem coletiva que os portugueses devem dedicar a Jorge Sampaio”, lê-se no website no PS.

Na Maia, Francisco Vieira de Carvalho, candidato do PS à Câmara Municipal da Maia, também já fez saber que suspendeu, “pelo período de Luto Nacional, as ações de campanha eleitoral”.

Também o PSD anunciou que, a nível nacional, seriam suspensas todas as iniciativas de campanha que envolvessem o presidente do partido. Rui Rio deixou ainda orientações para que localmente seja respeitado o luto pela morte de Jorge Sampaio.

No concelho da Maia, a coligação “Maia em Primeiro” PSD/CDS-PP já fez saber que irá “suspender as ações de campanha eleitoral que estavam agendadas para hoje, sábado, domingo e segunda-feira próximas”.

A nível nacional, BE, PAN, IL e Livre também fizeram saber que cancelariam a agenda eleitoral nos próximos dias. O Chega, cujo líder estava esta sexta-feira Madeira, cancelou as ações previstas para hoje, não avançando se irá suspender o que tinha previsto para o fim-de-semana.

CDU mantém ações. “A CDU adequará a sua ação garantindo a sobriedade e o respeito que a Jorge Sampaio é devido”, disse Jerónimo de Sousa esta tarde em Coruche, afirmando que era isso que Sampaio quereria. “Nos três dias de luto marcaremos presença mas cancelamos todos os espetáculos”, disse ainda.

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.