Notícias Maia

Hoje é o Dia da Terra. Planeta perdeu 40% dos animais desde 1970

Partilhas

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Terra com o tema “Protejamos as nossas espécies”, mas há más notícias, nomeadamente o desaparecimento de uns alarmantes 40% de animais em menos de 50 anos.

Os dados são da associação ambientalista Zero, que publica a propósito do dia a celebrar, que o nosso planeta tem vindo a sofrer alterações alarmantes desde 1970, ano em que o Dia Internacional da Terra começou a ser assinalado. A este propósito, sublinha a organização, que 40% dos animais desapareceram.

Esta é a “a maior taxa de extinção desde que perdemos os dinossauros há mais de 60 milhões de anos”, refere a Zero, apontando como principais causas as “alterações climáticas, desmatamento, perda de habitat, tráfico e caça furtiva, agricultura insustentável, poluição e uso de pesticidas”.

A Zero aponta ainda que 40% dos animais marinhos também desapareceram e que os humanos tenham impactado 83% da superfície terrestre.

Quanto a Portugal, país sobre o qual a organização sublinha ter “conhecimento insuficiente dos seus valores naturais”, a Zero recomenda a criação de políticas públicas com objetivos claros no sentido da conservação das espécies.

“Se não agirmos agora, a extinção pode ser o legado mais duradouro da humanidade”, sublinha a associação.

O Dia Internacional da Terra foi criado nos EUA a 22 de abril de 1970.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top