Notícias Maia

I Encontro Schoolgym da Maia

Partilhas

O Complexo Municipal de Ginástica da Maia foi casa para o “I Encontro SchoolGym da Maia” – Encontro de ginástica com os alunos das escolas do 1º ciclo do Agrupamento Gonçalo Mendes da Maia e do Agrupamento da Maia, no passado dia 18 de março.

Este encontro foi organizado pelo Ginásio Clube da Maia (GCM), com a participação de cerca de três dezenas de intervenientes ligados ao GCM e contou com a forte colaboração do Departamento da Educação e do Departamento do Desporto da Câmara Municipal da Maia. O mentor do encontro foi o Prof. Eduardo Queiroz, coadjuvado pela Profª. Susana Benigno – ambos treinadores da formação do Ginásio Clube da Maia.

Segundo Eduardo Queiroz, representante da SchoolGym, os principais objetivos desta iniciativa foram aumentar a visibilidade da modalidade a alunos fora do contexto escolar; desmistificar a ginástica; captar talentos; promover hábitos de vida saudáveis e envolver a família na vida escolar e desportiva.

O torneio envolveu 140 alunos oriundos de 7 escolas do Concelho: C.E. da Maia, EB1/JI da Maia, EB1/JI de Currais, EB1/JI D. Manuel II, EB1/JI Cidade Jardim, C.E. de Gueifães, e EB1/JI de Gueifães, acompanhados pelos seus professores de Atividade Física e Desportiva das Atividades de Enriquecimento Curricular e uma assistência de cerca de 300 pessoas.

O encontro assumiu a forma de uma competição por equipas em que os alunos competiram em 6 atividades: exercícios de solo; salto; lançamento de uma bola de basquetebol; salto em comprimento; salto à corda; e corrida de velocidade. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de experimentar três atividades não competitivas: argolas, paralelas e o trampolim, e de assistir a exibições de atletas do GCM nas modalidades de Ginástica Artística Masculina e Feminina e Ginástica Acrobática, e a uma exibição de Rope Skipping do “Molinhas – Clube  de Rope Skipping das Taipas.

No escalão 1º e 2º ano a vencedora foi a escola EB1/JI da Maia, a escola EB1/JI de Currais classificou-se em 2º Lugar e a escola C.E. da Maia em 3º Lugar. No escalão 3º e 4º ano os lugares do pódio foram repartidos pela escola EB1/JI da Maia (1º Lugar), escola C.E. da Maia (2º lugar) e EB1/JI D. Manuel II (3º lugar).

Os prémios foram entregues por Emília Santos, Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Maia, por Hernâni Ribeiro, Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal da Maia e por Júlio Guimarães, Chefe de Divisão da Educação.

Estivemos à conversa com Eduardo Peneda, um dos desenvolvedores do projeto que nos revelou mais sobre a iniciativa.

Notícias Maia: O que é o SchoolGym e quais os objetivos?

Eduardo Peneda: SchoolGym é um projeto pensado entre dois treinadores do Ginásio Clube da Maia (Eduardo Queiroz e Susana Benigno), desenvolvido pelos mesmos e mais um treinador e um atleta do GCM, Bruno Costa e Miguel Pinto respetivamente. Este projeto surgiu na necessidade de mostrar aos mais pequeninos a ginástica como modalidade olímpica, apesar de ser uma modalidade com mais audiência nos Jogos Olímpicos, no quotidiano não é muito requisitada e é rodeada por diversos mitos.

Acreditando ainda ser um problema cultural, pois noutros países ou até mesmo em algumas regiões de Portugal (como exemplo Lisboa), isso não acontece, o projeto “SchoolGym” tem o objetivo de desmistificar e mostrar que a ginástica, seja ela em que disciplina for, não se destina unicamente ao sexo feminino, ou como se ouve muitas vezes que impede o crescimento das crianças.

Concomitantemente dentro do contexto escolar pretendemos desmitificar a ideia que os alunos possuem da modalidade, muitas vezes proporcionada pela falta de motivação para a prática, talvez por falta de material gímnico (muitos deles de grande porte e muito dispendiosos para uma escola conseguir adquirir) e a iniciação continua dos conteúdos ano após ano.

O “SchoolGym” pretende, paulatinamente, dar a conhecer aos alunos a ginástica como modalidade olímpica retirando-os do seu meio habitual (muitas vezes composto, na melhor das hipóteses, apenas por dois colchões, um banco sueco é uma trave baixa), e levá-los ao local onde encontrarão toda uma envolvência gímnica (desde material, treinadores, atletas), tendo um verdadeiro contacto com a modalidade.

Notícias Maia: Quais os projetos futuros ?

Eduardo Peneda: Temos boas ambições e planos, a ideia é alargar o projeto o quanto for possível, e com intenções bem definidas. Mas para já em “fase de experimentação”, estando já a projetar futuros encontros com intenções de incluir novos agrupamentos, escolas do ensino privado, entre outros. Deste modo projetar a modalidade na sua verdadeira realidade e torna-la mais cativante ao público jovem, tentando alterar a cultura da população que vê este tipo de desporto rodeado de mitos, sem ter um verdadeiro contacto com a modalidade.

COMENTE

Publicidade

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link