São diagnosticados em Portugal mais de seis mil novos casos de cancro da próstata por ano.

Em tempo de pandemia, tanto a prevenção como o tratamento precoce do cancro da próstata continuam a ser fatores de extrema importância no combate à doença. Mais do que nunca, é de grande importância recordar que, mesmo durante o estado de emergência, as deslocações para atos médicos, tais como consultas, exames ou cirurgias, continuam a ser permitidas e são seguras.

Cozinca

Os dados mais recentes sobre o cancro da próstata indicam que existem mais de seis mil novos casos por ano, apenas em Portugal. Nos homens, este é o tumor com maior prevalência, inclusivamente acima do cancro do cólon e reto e do pulmão.

Cerca de 90% de todos os cancros deste tipo são detetados quando o tumor está localizado na próstata ou em torno dela, pelo que as taxas de sucesso do tratamento são elevadas, comparativamente com grande dos outros tipos de doença oncológica. Apesar de a maioria destes tipos de cancro ser de evolução lenta ou surgir, muitas vezes, em idade bastante avançada, existem casos em que a doença se manifesta de forma mais agressiva e, naturalmente, os efeitos secundários também podem despontar de maneira mais intensa.

A importância de estar atento

De acordo com o urologista Dr. José Sanches Magalhães, fundador do Instituto de Terapia Focal da Próstata, “deve ser proposta a hipótese de deteção precoce do cancro da próstata a todos os homens entre os 40 e os 50 anos, bastando para tal a realização de análise ao sangue: o teste do PSA (Antigénio Específico da Próstata), especialmente aqueles com familiares diretos com cancro da próstata”.

O Instituto de Terapia Focal da Próstata, de forma a minimizar as deslocações e possibilitando a maior comodidade aos seus pacientes, disponibiliza atualmente a Teleconsulta ou Videoconsulta, nos casos de consulta de follow-up, de segunda opinião ou a quem pertence a um grupo de risco. Nos contactos presenciais são seguidas regras rígidas de desinfeção e higiene, de forma a minimizar o risco de contágio.

Instituto de Terapia Focal da Próstata

Dr. José Sanches Magalhães
Avenida da Boavista, 117 – Sala 504 – Porto
www.prostatafocal.com
22 600 05 80 / 91 487 40 01

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.