O Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção do CICCOPN foi mais uma vez reconhecido pelo IPAC e preparado para continuar o apoio às grandes obras nacionais.

O Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção (LGMC) do CICCOPN viu concedida pelo IPAC a transição da sua acreditação para a edição 2018 da norma NP EN ISO/IEC 17025.

Notícias Maia

Esta Acreditação, seguida em Portugal por mais de 700 laboratórios de ensaios, constitui o reconhecimento, por parte do organismo nacional de acreditação, que os laboratórios possuem elevados padrões de qualidade nos resultados que produzem e “permite o cumprimento dos requisitos previstos em legislação, sobre a obrigatoriedade de alguns ensaios serem realizados em laboratórios que se regem de acordo com as normas de referência portuguesas”, afirmou Adriano Teixeira, diretor Técnico do LGMC.

Esta Acreditação não só garante elevados níveis de qualidade dos laboratórios, como credibiliza o trabalho realizado e estabelece um elevado nível de garantia da qualidade dos resultados fornecidos pelo laboratório ao cliente.

O LGMC presta serviços ao setor da Construção Civil e Obras Públicas, estabelecendo uma ligação direta às empresas e a outras entidades. Ainda segundo Adriano Teixeira, o laboratório presta serviços que “incluem a vertente formativa, no âmbito da formação em contexto de trabalho do curso de Controlo da Qualidade, na Formação Inicial e no incentivo à formação contínua dos ativos dessas empresas, a execução de ensaios laboratoriais e ‘in situ’, nas áreas da geotecnia e dos materiais de construção e o apoio técnico às empresas ligadas ao setor da construção na resolução de questões técnicas no âmbito da sua atividade”.

Para se entender melhor a importância do trabalho que desenvolve, é de salientar que, ao longo dos anos mais de 25 anos como laboratório acreditado, o LGMC já esteve envolvido em centenas de grandes obras, entre as quais algumas obras públicas, como o Metro do Porto, a Casa da Música, o Estádio do Braga (Pedreira), o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o Porto de Leixões e a nova ponte Hintze Ribeiro.

Para ser possível assegurar os níveis de qualidade esperados em projetos como os referidos, o laboratório do CICCOPN realiza ensaios para a caracterização de materiais (solos, produtos betuminosos, agregados, ligantes hidráulicos, rochas ornamentais e artefactos de betão) e para a avaliação da boa execução de trabalhos em obra, no âmbito da geotecnia e da construção. O laboratório dispõe ainda de valências para a caracterização geotécnica de maciços através da realização de prospeção e na identificação de patologias da construção.

O LGMC é um laboratório acreditado, há mais de 25 anos ao serviço do setor da Construção.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.