A partir desta quarta-feira, 15 de dezembro, já é possível fazer o pedido de agendamento da vacina contra a covid-19 para as crianças de 9 anos no portal covid-19 do Ministério da Saúde.
O auto agendamento para as crianças de 9 anos fica disponível dois dias depois de ser possível fazer o pedido de marcação da vacina para as crianças de 10 e 11 anos.
Mais de 30 mil agendamentos “em poucas horas”
Esta terça-feira, 14 de dezembro, um dia depois de ficar disponível o auto agendamento para as crianças de 10 e 11 anos, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde referiu que, “em poucas horas”, foi feito o auto agendamento de cerca de 30 mil crianças com 10 e 11 anos para a vacinação contra a covid-19.
“Parece um bom indicador para aquilo que todos garantidamente queremos que é a adesão dos pais destas crianças dos cinco aos 11 à vacinação”, afirmou António Lacerda Sales.
A vacinação de crianças começa já no próximo fim de semana, 18 e 19 de dezembro, com a faixa etária dos 10 e 11 anos, prolongando-se até março.
As crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.
De acordo com o calendário apresentado por António Lacerda Sales, de 6 a 9 de janeiro serão vacinadas crianças entre os 9 e os 7 anos, ficando reservados os dias 15 e 16 para vacinar o grupo dos 6 e 7 anos, enquanto a 22 e 23 deste mês serão vacinadas as crianças de 5 anos.
Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses, altura em que ficará o esquema vacinal completo para esta faixa etária. O Governo calcula que sejam imunizadas mais de 600 mil crianças.
Nestes dias não haverá vacinação de adultos nos vários centros do país, com o objetivo de “criar condições para que o processo decorra com tranquilidade”, referiu Lacerda Sales.
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.