Partilhas

Serão dinamizadas mais de 150 ações nos concelhos Lipor.

Tal como tem acontecido nos últimos anos, está aí a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Chefe Albino

Decorre entre os dias 21 e 29 de novembro e tem como tema principal o lixo invisível. Durante esta semana, o grande objetivo é informar e aumentar a consciencialização sobre a enorme quantidade de desperdício que todos nós inconscientemente geramos.

Na área de influência da Lipor, os concelhos de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, foram registadas mais de 150 ações que serão dinamizadas durante toda a semana e abrangendo diferentes públicos-alvo. Entre várias entidades, vão dinamizar ações os Municípios Associados da LIPOR, Bibliotecas, Juntas de Freguesia, Escolas e a Lipor.

Pela parte da Lipor, no primeiro dia serão promovidos Cursos de Fruticultura e Compostagem Caseira, online, dirigidos à população em geral e que pretendem sensibilizar para as vantagens da agricultura biológica e compostagem caseira como forma de prevenção.

No dia 25 de novembro, a Lipor lançará também os guias práticos “O Ciclo do Alimento” que têm como principal objetivo ensinar, de uma forma simples, o cidadão a cultivar os seus alimentos de uma forma sustentável, reduzir o desperdício alimentar e valorizar os seus biorresíduos.

Depois, no dia 26 de novembro, a Lipor promoverá um Workshop onde os participantes serão convidados a criar o seu próprio saco das compras com a reutilização de materiais.

Além das atividades promovidas pela Lipor, haverá ainda inúmeras ações para assistir durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Alguns exemplos são:

  • O Jardim D’Areias dinamizará um workshop online (21 e 28 de novembro) para ensinar a transformar uma t-shirt num saco de compras;
  • No dia 23 de novembro a Escola Superior de Enfermagem promove uma ação de troca de livros;
  • De 23 a 27 de novembro a Vintage for a Cause dinamiza, online, um conjunto de workshops focados na criação de acessórios de moda a partir de roupas usadas: Todos os dias um tema novo;
  • O Mar Shopping levará a cabo uma Campanha de Recolha de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos nos Centros Comerciais do Marshopping, que serão reparados para doação.

Governo quer separação do lixo obrigatória e multas para quem não cumprir

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.