Notícias Maia

Maia defende que Linha Ferroviária do Minho passe pelo Aeroporto

Partilhas
Foto: Tania Ramos

A ideia foi revelada em conferência de imprensa e vai ser apresentada em Assembleia Geral do “Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular”, na próxima sexta-feira, pela primeira vez na Maia.

Ontem, dia 19, realizou-se nos Paços do Concelho da Maia uma conferência de imprensa de lançamento da próxima Assembleia Geral do “Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular”.

Esta associação transfronteiriça, que agrega 36 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, e que tem por principal missão a promoção dos interesses da Euro-Região, designadamente a nível do desenvolvimento e coesão territorial, nas suas diversas vertentes, vai realizar na próxima sexta-feira, dia 23, pela primeira vez na Maia, a sua Assembleia geral anual, que contará, entre outras personalidades, com a presença de representantes dos diversos municípios associados, e na cerimónia de encerramento, com o próprio Ministro do Ambiente, João Pedro de Matos Fernandes.

António Silva Tiago defendeu a ligação da Linha do Minho ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, adiantando que a Maia vai defender isso mesmo na Assembleia Geral, sublinhando que “faz sentido fazer um transporte que alia Corunha a Lisboa, passando pelas cidades quer espanholas quer portuguesas, ligando os aeroportos e os portos, no fundo servindo melhor a economia e as pessoas”.

Durante este encontro com a comunicação social, em que estiveram presentes, António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, Xóan Vasquez Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico e Paulo Ramalho, vereador das Relações internacionais da Câmara Municipal da Maia, foram abordados alguns assuntos que serão discutidos durante a Assembleia Geral, de que se destacam, para além de outros assuntos da vida interna da associação e outros de interesse transfronteiriço:

-A Agenda Urbana do Eixo Atlântico para a Euro-Região Norte de
Portugal/Galiza;
-A ligação ferroviária entre Vigo e Porto, com acesso ao Aeroporto
Internacional Francisco Sá Carneiro, sito na Maia (que não demore mais
de 70 minutos);
-Os contributos do Eixo Atlântico para o próximo quadro comunitário de
apoio já em construção na União Europeia;
-Candidatura do caminho português de Santiago a património mundial.

De seguida, foi inaugurada uma exposição alusiva aos vários municípios do Eixo Atlântico, que estará patente no adro de entrada da Torre Lidador durante toda esta semana.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de municípios, criada em 1992, com o apoio da Comissão Europeia, que integra as 37 principais cidades da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, configurando o seu sistema urbano. É uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar todas aquelas iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça.

Ao longo dos anos, o Eixo Atlântico consolidou-se como uma referência da cooperação na Europa, tendo contribuído para a estruturação e modernização do Sistema Urbano da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, através de um conjunto de ações muito inovadoras e de grande valor acrescentado, promovidas individual ou conjuntamente com outras instituições.

O Eixo Atlântico é o único sistema urbano euro-regional estruturado, de natureza transfronteiriça, na União Europeia. O seu objetivo principal é a coesão e a estruturação e modernização do seu sistema de cidades, mediante o desenvolvimento de programas em rede, e fomentando a cooperação, o intercâmbio de informação e o planeamento estratégico conjunto. De natureza marítima e periférica conta com uma importante rede de comunicações, em constante crescimento, quatro aeroportos internacionais e três aeródromos, 7 grandes portos e uma rede de alta velocidade ferroviária em construção. Conta, também, com 12 universidades de muito prestígio, três grandes parques tecnológicos.

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link