O seminário “Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula” juntou mais de uma centena de paricipantes no Grande Auditório do Fórum da Maia.

No passado sábado, dia 29 de fevereiro, a Maia discutiu a importância do pensamento crítico na sala de aula num seminário que contou com a presença de mais de 100 professores e participantes. “A evolução dos modelos de ensino em Portugal para que os jovens tenham as competências necessárias para os novos desafios do século XXI” foi o mote para este encontro onde público e oradores puderam trocar impressões.

O seminário foi moderado pela professora Olívia Santos Silva e contou com Caroline Dominguez, Rita Payan Carreira, Helena Silva e José Lopes como oradores. Durante a sessão, os quatro formadores “tentaram definir o conceito de pensamento crítico, compreender quais as suas características, e quais as melhores estratégias de promoção e desenvolvimento deste tipo de pensamento nos estudantes”.

Discutiu-se ainda como aplicar “princípios de aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem cooperativa” que possam desenvolver competências de pensamento crítico dentro da sala de aula.

O seminário foi muito participado e, no final, foi clara a importância do “pensamento crítico como arma útil para o futuro“. Emília Santos, vereadora do pelouro da Educação, assumiu que “a autarquia deve ser agente facilitador desta mudança“, competindo, segundo a mesma, “ao município facultar todas as ferramentas para ajudar a comunidade educativa” nesta “metamorfose” necessária.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.