Notícias Maia

Maia entre as 25 cidades Portuguesas com melhor marca

Partilhas
Foto: Aldo Maia

O município posiciona-se na 22ª posição geral, sendo 6º classificado na região Norte, no ranking nacional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos 308 municípios portugueses, na 5ª edição do Portugal City Brand Ranking divulgado esta terça-feira pela consultora Bloom Consulting. 

O algoritmo empregue no estudo é composto por três variáveis base, utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles.

Segundo a consultora, a metodologia utilizada avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura através das pesquisas digitais e a variável da performance on-line, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada município.

A Bloom Consulting assevera que “desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes”.

Negócios – Investimento

O ranking de Negócios apresentou-se no geral como o que mais oscilou na edição de 2018, mostrando o empenho e o impacto das estratégias dos municípios portugueses na captação de novos negócios, fomentação de exportações e atração de investidores nos seus territórios.

Sem surpresa, o Norte de Portugal apresenta o maior número de marcas fortes nas áreas de investimentos e exportações contando com 9 municípios no Top 25.

A Maia sofreu uma queda abrupta de 8 posições face ao ano transato, passando a ocupar o 15º lugar nacional e a 5ª posição no Norte de Portugal.

Viver – Talento

Ao observar os 25 primeiros da dimensão Viver, facilmente se constata que este ranking é dominado pelos municípios com maior volume populacional. Dezanove dos municípios neste Top 25 estão também entre os vinte e cinco municípios mais populosos de Portugal.

A Maia perde aqui uma posição face a 2017, estando agora no 20º lugar a nível nacional e 6º lugar do Norte de Portugal

Visitar – Turismo

O Top 25 da dimensão Visitar está povoado por novidades face à edição anterior, muito à custa das melhorias que vários municípios conseguiram implementar no indicador “Digital Demand”, que, para além de ter em conta os interesses do público-alvo, mede igualmente o impacto económico de cada estratégia implementada.

Neste índice a Maia fica-se por um modesto 42º lugar no panorama nacional e 11º posto do Norte de Portugal, não se afirmando como uma grande referência no âmbito das marcas de turismo portuguesas.

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link