O programa da RTP decorreu na Quinta dos Cónegos e demonstrou também um pouco dos sabores e tradições da Maia.

A Quinta dos Cónegos, na Cidade da Maia, foi o local escolhido para a apresentação da 10ª edição das 7 Maravilhas de Portugal, este ano com o tema da Nova Gastronomia.

Cozinca

O já habitual programa da RTP vai escolher os melhores pratos da nova gastronomia em Portugal e o pontapé de saída foi dado na Maia nesta quinta-feira, 8 de julho.

Durante toda a emissão do programa, apresentado por Sónia Araújo e por Carlos Malato, além da revelação dos pratos a concurso, foram conhecidos projetos e talentos locais. Foi o caso do Rancho Regional de São Salvador da Folgosa, escolhido para abrir a emissão.

Presente esteve também Mário Aguiar, guia na Quinta dos Cónegos, que contou um pouco daquela que é a história deste espaço, que remonta ao séc. XVIII. 

Entre apresentações de finalistas e observações dos jurados, houve ainda tempo para falar do Projeto MALGA e assistir a atuações da Banda de Moreira da Maia e dos Perfume. Também José Araújo, um dos maiores produtores de majericos de Portugal e também presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços, teve espaço de antena para falar da produção manual de manjericos e manjericão que mantém há mais de duas décadas.

As 7 Maravilhas da Nova Gastronomia vão decorrer nos próximos meses e, dos 140 finalistas, serão escolhidos os melhores sete nas diferentes categorias de petiscos, vegetariano, vegano, peixe e maricos, carne, cozinha molecular e doçaria.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.