Notícias Maia

Maia já é servida pela Unidade de Hospitalização Domiciliária do São João

© DR
Partilhas

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do São João, para os concelhos de Valongo e Maia, arrancou hoje e conta com seis profissionais. Estará disponível 24 horas por dia, todos os dias.

O novo serviço vai ficar baseado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Valongo, e apoia cinco doentes nesta primeira fase.

Em declarações reproduzidas pelo Sapo24, o diretor desta Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHM), Carlos Dias, comunicou que “para cinco doentes foram preconizados quatro enfermeiros” e dois médicos, “sendo um deles a tempo completo e outro a tempo parcial”.

“Pretendemos dentro de um ano ter 15 doentes, o que quer dizer que iremos ter três equipas, três viaturas, nove a 12 enfermeiros e cerca de cinco médicos”, acrescentou o responsável. A equipa tem ao seu dispor duas viaturas, anteriormente afetas ao conselho de administração do Hospital de São João.

Para que os doentes possam ser hospitalizados no domicílio, o diretor informou que “terão de ter indicação de internamento, uma doença aguda, com diagnóstico bem definido, e estarem estabilizados sob o ponto de vista cardíaco, renal e respiratório”.

Serão internados doentes com “patologias respiratórias, nas vias urinárias e na pele”, complementando que, para quem “necessita de terapia endovenosa o ideal para estar no domicílio”. Carlos Dias explicou ainda que “o doente tem de aceitar ser tratado no domicílio, através da assinatura de um consentimento informado e terá de ter um cuidador capaz”, para além de possuir “telefone, frigorífico e condições de higiene adequadas”, situações “avaliadas, caso a caso, por uma assistente social”.

COMENTE
MaiaSymphonic

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top