A melhor escola da Maia é privada e ficou na 20ª posição.

Os resultados do ranking anual das escolas, com base nos exames nacionais foram conhecidos esta sexta-feira, 21 de maio.

Newsletter

Numa lista liderada pelas instituições privadas, a melhor escola pública da Maia surge em 92º lugar. Trata-se da Escola Secundária da Maia, que registou uma média de 14,22 nos exames nacionais. Segundamente, na 105ª posição aparece a Escola Secundária do Castêlo da Maia, com 14,09 de média de exames. A Escola Básica e Secundária do Levante da Maia fecha o pódio das escolas públicas do concelho, ficando com uma média dos exames de 14,00 e com o 118º lugar nacional.

Por sua vez, a Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho surge na 205ª posição com média de 13,54 e a Escola Básica e Secundária de Águas Santas encerra a contabilidade do concelho, no 311º lugar de uma lista com mais de 600 estabelecimentos de ensino, com média de 13,06.

Já a melhor escola do ensino secundário da Maia é um estabelecimento privado, tendo ficado no 20º lugar a nível nacional. Aliás, esta é uma listagem dominada pela educação privada, sendo que a melhor escola pública do país surge apenas na 41ª posição do ranking.

Devido à pandemia, em 2020 não se realizaram as provas do 9.º ano. No secundário, só se fizeram 16 dos habituais 20 exames e as provas não foram requisito obrigatório para concluir o ensino secundário (apenas contaram as notas internas, atribuídas pelos professores). As provas serviram apenas como específicas para ingresso no ensino superior. As classificações obtidas foram resultado dos cálculos efectuados pelo jornal Público, com base nos dados fornecidos pelo Ministério da Educação.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.