Partilhas

De 2017 para 2018 a receita de IMI cresceu mais de 850 mil euros, para um total de quase 22 milhões.

Nos últimos 10 anos, ou seja, entre 2008 e 2018, o valor de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) arrecadado na Maia subiu 22,8%, segundo os dados presentes no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018.

Nonna Vespa

O município da Maia ocupou a 19ª posição entre os municípios onde mais cresceu a receita de IMI, ficando-se pela 16ª posição nacional quando se compara o valor total amealhado em 2018.

O IMI representou em 2018 29,6% da receita amealhada pela autarquia liderada por Silva Tiago, valor bem acima da média nacional desse ano, que se fixou nos 17,7% da receita.

Lisboa, Gondomar, Porto, Valongo e Vila Nova de Gaia foram os cinco municípios onde a receita mais cresceu. Em Lisboa o crescimento de imposto arrecadado ultrapassou os 4 milhões de euros e Gondomar arrecadou mais 3,3 milhões. Porto, Valongo e Vila Nova de Gaia viram aproximadamente mais 2 milhões a entrar nos cofres da autarquia, provenientes do IMI.

Redução de Impostos

Para 2020 a autarquia já anunciou a descida do IMI, assim como da Derrama, seguido a tendência dos últimos anos. O IMI passará para 0,375% e existirá ainda uma redução fixa de €70 para todos os agregados familiares com três ou mais dependentes.

A redução conjunta do IMI e da Derrama deverá representar, segundo o presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, uma diminuição de 4,4 milhões de euros no total do valor arrecadado em receitas fiscais.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.