Notícias Maia

Maia nos 20 municípios onde o cidadão mais influencia decisões políticas

Partilhas
© DR/Notícias Maia

A Fundação Francisco Manuel dos Santos colocou a Maia no Top20 dos municípios portugueses, onde os cidadãos mais têm voz nas decisões tomadas e nos quais é maior a qualidade da prestação de contas, por parte do governo local.

A Maia obteve um total de 74,61 pontos no critério “Voz dos cidadãos e prestação de contas” (16ª posição), numa tabela liderada por Ponta Delgada (86,09), Proença-a-Nova (83,52) e Leiria (83,11), respetivamente. Entre todos os municípios que constam desta tabela, a pontuação média é de 26,53 e a mínima foi -92,80.

Esta é uma das conclusões do estudo sobre a “Qualidade da governação local em Portugal” que a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresentou. Este é um documento em que se chama a atenção para a necessidade de se pensar a organização do poder local em Portugal.

O trabalho das autarquias é analisado em cinco dimensões – “Voz dos cidadãos e prestação de contas”; “Estabilidade Política”; “Eficácia governamental”; “Acesso e regulamentação do mercado” e “Estado de direito e prevenção da corrupção” – e 22 indicadores como, por exemplo, a transparência, gestão da dívida, procedimentos de contratação pública ou a qualidade dos contratos submetidos à fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top