A Fundação Francisco Manuel dos Santos colocou a Maia no Top20 dos municípios portugueses, onde os cidadãos mais têm voz nas decisões tomadas e nos quais é maior a qualidade da prestação de contas, por parte do governo local.

A Maia obteve um total de 74,61 pontos no critério “Voz dos cidadãos e prestação de contas” (16ª posição), numa tabela liderada por Ponta Delgada (86,09), Proença-a-Nova (83,52) e Leiria (83,11), respetivamente. Entre todos os municípios que constam desta tabela, a pontuação média é de 26,53 e a mínima foi -92,80.

Esta é uma das conclusões do estudo sobre a “Qualidade da governação local em Portugal” que a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresentou. Este é um documento em que se chama a atenção para a necessidade de se pensar a organização do poder local em Portugal.

O trabalho das autarquias é analisado em cinco dimensões – “Voz dos cidadãos e prestação de contas”; “Estabilidade Política”; “Eficácia governamental”; “Acesso e regulamentação do mercado” e “Estado de direito e prevenção da corrupção” – e 22 indicadores como, por exemplo, a transparência, gestão da dívida, procedimentos de contratação pública ou a qualidade dos contratos submetidos à fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.