São 500 passes de InterRail para 500 jovens que tenham completado 18 anos no ano de 2019. A iniciativa é da Câmara Municipal da Maia e está integrada nas comemorações dos 500 anos do Foral.

“Maia dá Mundo aos Jovens” é a iniciativa que vai levar 500 jovens, que tenham completado 18 anos em 2019, a conhecer a europa de comboio. Esta experiência faz parte das comemorações dos 500 anos do Foral da Maia, outorgado em 15 de Dezembro de 1519, e custará, em princípio, 150 mil euros à Câmara Municipal da Maia.

DS Crédito

Além do comprovativo de que completaram os 18 anos em 2019, os jovens maiatos terão que obedecer a outros critérios. Fonte da Câmara Municipal da Maia explicou ao Notícias Maia que os critérios de seleção vão passar pela ordem de inscrição mas também pela prestação na elaboração de uma pequena composição sobre as razões que levam os jovens a querer partir nesta aventura. O regulamento ainda não está concluído não havendo uma data prevista para a abertura das inscrições. A viagem de InterRail será, no entanto, para usufruir em 2020.

Para António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, esta será uma experiência “vai permitir aos jovens tirar partido das vantagens de integrarmos a União Europeia” assim como vai “possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre o património histórico e cultural do continente”. Para o autarca, também o “desenvolvimento de competências essenciais para o futuro como a independência, a confiança e a abertura a outras culturas” será um ponto positivo que esta viagem irá proporcionar.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, António Silva Tiago avançou ainda que, “dependendo da adesão e do sucesso desta iniciativa”, pondera “prever no orçamento do próximo ano verba suscetível de abranger todos os jovens maiatos que completem a maioridade”.

 

 

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.