Durante os dias 22, 23 e 24 de novembro, a Maia vai ser palco de um simulacro LIVEX de Busca e Salvamento Cinotécnica.

Destina-se a equipas cinotécnicas nacionais e internacionais, equipas pré-hospitalares, equipas de salvamento em grande ângulo e equipas de BREC (busca salvamento em estruturas colapsadas). Promovido pela Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, este simulacro vai acontecer em articulação entre a Vila das Aves, freguesia onde a Associação Portuguesa de Busca e Salvamento está sediada, e a freguesia da Cidade da Maia.

Acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro e vai desafiar as várias equipas a solucionar cenários de catástrofe simulados. Todas as operações vão acontecer no espaço da antiga fábrica AVECAR. As inscrições dos grupos ainda estão abertas (na página da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento) mas já estão confirmadas 160 pessoas provenientes de equipas portuguesas e espanholas. Entre elas, estão a Autoridade Nacional de Proteção Civil e os Bombeiros de Vizela. Também os Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia foram convidados a estar presentes e poderão confirmar a presença até a uma data próxima do simulacro.

Em declarações ao Notícias Maia, Pedro Batista, comandante da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, explicou que esta atividade tem como objetivo dotar os bombeiros de alguma “sensibilidade em trabalhar e articular com equipas cinotécnicas”. Para o comandante, esta importância prende-se pelo facto de, caso exista alguma calamidade, as equipas de resgate estejam preparadas para lidar com o sistema INSARAG. Este sistema, segundo o comandante, utiliza símbolos de um sistema internacional, daí a importância em preparar os profissionais com essa valência.

Um dos objetivos deste simulacro é também o reconhecimento dos métodos de trabalho das equipas de salvamento. Durante os vários dias, as equipas vão ser desafiadas a “dar solução aos cenários apresentados”.

 

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.