Notícias Maia

Maia vai investir 9 milhões em passeios e ciclovias

©DR/Notícias Maia
Partilhas

A Câmara da Maia pretende melhorar a mobilidade em algumas zonas da Cidade da Maia, Águas Santas e Castêlo da Maia. O projeto contará com apoio de fundos comunitários e deverá iniciar ainda em 2020.

São mais de 9 milhões de euros para criar ciclovias e alargar e construir passeios. O objetivo é incentivar a que as pessoas troquem os carros pela deslocação a pé e de bicicleta, melhorando e criando vias de circulação. Em concreto, serão intervencionadas cerca de 37 ruas nas freguesias da Cidade da Maia, Águas Santas e Castelo da Maia.

O projeto contará com a comparticipação de 4,6 milhões de euros provenientes de fundos europeus, nomeadamente do programa Norte 2020. O início das obras será para arrancar ainda em 2020 e está agora em andamento o concurso público para a execução das empreitadas.

Mobilidade mais sustentável

Esta intervenção está inserida no Projeto de Coexistência de Modos Suaves no Núcleo Urbano da Maia e pretende melhorar a circulação pedonal nos centros urbanos assim como reduzir emissão de gases nocivos para a atmosfera que decorre da utilização dos automóveis. Estima-se que, por dia, na Maia, se realizam cerca de 198 mil deslocações de carro.

Ruas incluídas no projeto

Estão projetadas intervenções em 37 ruas do concelho: Na Cidade da Maia será a Rua Eng. Duarte Pacheco, Rua António Oliveira Braga, Avenida António Santos Leite, Rua António Joaquim da Silva, Rua António Sérgio, Avenida Vasco da Gama, Avenida do Novo Rumo, Avenida Padre Manuel Alves Rego, Rua Nova dos Altos, Rua dos Altos, Avenida Dom Manuel II, Rua de São Romão, Rua Gil Vicente e Avenida Luís de Camões.

Em Águas Santas: a Rua do Dr. Mário Cal Brandão, Rua da Piedade, Rua de Manuel Francisco de Araújo, Avenida de D. António Ferreira Gomes, Rua do Calvário, Rua do Monte, Travessa Nova de Corim, Rua de Alexandre Herculano, Rua Nova de Corim e Travessa do Monte.

No Castêlo da Maia: a Avenida Carlos Oliveira Campos, Via Diagonal, Rua Velha de Mandim, Rua Central de Mandim, Rua Serafim Cruz, Rua Professor Elísio Moura, Rua Professora Idalina Santos Quelhas, Rua Professor Lafayete Rodrigues Vieira Castro, Rua de Avioso, Rua da Igreja, Rua Vílarinho de Baixo.

A construção de ciclovias está pensada para a  Avenida Carlos Oliveira Campos, Via Diagonal e Rua João Maia.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top