Foram apresentadas na Fundação Gramaxo, na passada sexta-feira, dia 7 de setembro, as novas viaturas de recolha de resíduos sólidos da Maiambiente, que têm como objetivo cumprir um dos desígnios que a Maia tem assumido como prioritário, a sustentabilidade. 

Estas seis viaturas são mais amigas do ambiente, sendo quatro elétricas e duas movidas a gás natural. A candidatura apresentada pela Maiambiente ao programa Fundo Ambiental permitiu uma comparticipação de 25% do valor de 64 mil euros que permitiu adquirir as quatro viaturas elétricas. As duas viaturas movidas a gás natural comprimido,  foram entregues pela Lipor, pertencem a um pacote de 14 viaturas financiadas através do POSEUR, num investimento de um milhão e novecentos mil euros. Representando cada viatura um valor de 171.500 euros, sendo que 15% do valor foi investido pela Lipor.

Cozinca

Viaturas amigas do ambiente já se encontram a operar

As viaturas movidas a energia elétrica já se encontram a laborar desde maio, essencialmente em serviços de fiscalização e manutenção. As duas viaturas a gás natural entraram ao serviço logo após a apresentação pública, destinando-se à recolha seletiva porta à porta de resíduos urbanos.

Com a aquisição das viaturas movidas a gás natural são esperados ganhos ao nível da redução das emissões poluentes e redução do ruído, bem como na diminuição do consumo médio em combustível, configurando assim poupanças ao nível financeiro.

Os ganhos são ainda mais evidentes no caso das viaturas elétricas, desde logo devido às emissões de CO2 e ao ruído, que passam a ser zero, reduzindo os custos relacionados com a energia na ordem dos 70%.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.