A Câmara Municipal de Matosinhos lançou o concurso público para a construção da linha de metrobus que fará a ligação entre Matosinhos e a Maia. Com um investimento de 23 milhões de euros, totalmente financiados pelo Fundo para uma Transição Justa, o projeto terá um percurso de 10 quilómetros e 11 estações, com conclusão prevista em 14 meses.
A Câmara Municipal de Matosinhos deu início ao concurso público para a construção da nova linha de metrobus, que irá ligar o Mercado Municipal de Matosinhos à estação dos Verdes, na Maia. Este projeto, que representa um investimento de 23 milhões de euros, é integralmente financiado pelo Fundo para uma Transição Justa.
De acordo com o anúncio publicado esta segunda-feira no Diário da República, consultado pela Lusa, as empresas interessadas têm até ao dia 4 de fevereiro para submeter as suas propostas. O prazo de execução da obra foi fixado em 14 meses, o que indica que a nova ligação poderá estar concluída até meados de 2026.
O trajeto do metrobus terá uma extensão de 10 quilómetros e contará com 11 estações. A viagem entre o Mercado Municipal de Matosinhos e a estação dos Verdes, na Maia, demorará cerca de 25 minutos. Nas horas de maior afluência, os veículos terão uma frequência de 15 minutos.
Com capacidade para 160 passageiros por veículo, o metrobus passará por locais estratégicos como o Senhor de Matosinhos, Exponor, MarShopping, Aeroporto Francisco Sá Carneiro e OPO City, terminando na estação dos Verdes, na Maia. Esta ligação reforçará a interconexão com a rede de transporte metropolitano, já que sete das 11 paragens terão ligação direta ao metro ou a autocarros.
Este projeto é descrito como um “passo significativo na direção de uma infraestrutura de transporte mais sustentável e eficiente”, sublinha a Câmara Municipal de Matosinhos, liderada por Luísa Salgueiro. A linha de metrobus surge como uma resposta ao encerramento da refinaria da Galp em Leça da Palmeira, prevendo-se que venha a promover uma mobilidade mais eficiente entre os concelhos de Matosinhos e da Maia.