O ano de 2018 deu seguimento à tendência de queda constante, no número de caixas multibanco no concelho da Maia.

A 31 de dezembro de 2018 existiam apenas 133 destes equipamentos, em todo o concelho da Maia. Tal representa uma queda de 23,56% relativamente aos números de 2012, ano no qual existam mais 41 caixas.

Os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que esta tendência registada na Maia está em linha com o que acontece no resto do país, onde o número de caixas multibanco caiu 12.75% (-1708) desde 2012.

Redução é para continuar

Os bancos pretendem eliminar custos em outros sistemas, através de uma aposta cada vez maior nas soluções digitais. Em 2018 o número de caixas de multibanco baixou à escala mundial, mas em Portugal isso já acontece desde 2010.

Segundo estimativas da consultora britânica RBR, disponibilizadas ao Dinheiro Vivo, há 700 caixas de multibanco que podem desaparecer nos próximos tempos, no nosso país.

De acordo com a pplware, em Portugal, o desaparecimento de caixas de multibanco está associado essencialmente ao encerramento de balcões. Em apenas cinco anos, os maiores bancos do país cortaram 1145 agências, uma redução de 20%.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.