O álbum “1519” contém quatro peças compostas pelo maiato Victor Sampaio Dias para comemorar os 500 anos da outorga do Foral da Maia.
A Obra orquestral que celebra os 500 anos do Foral da Maia foi editada em CD e será lançada neste dia 15 de dezembro, pelas 12 horas, nos canais digitais do Município da Maia.
Este conjunto de quatro obras sinfónicas foi composto pelo maiato Victor Sampaio Dias especialmente para a celebração dos 500 anos da outorga do Foral da Maia. Recorde-se que as obras foram interpretadas em estreia absoluta no Concerto de Gala comemorativo dos 500 anos do Foral da Maia, no passado dia 14 de dezembro de 2019.
Agora, um ano mais tarde, estas obras foram mesmo publicadas dando origem ao álbum “1519”, que será lançado oficialmente a 15 de dezembro.
O álbum discográfico editado em formato CD é composto pelos temas “1519” (abertura sinfónica em três andamentos), “MAIA RURÁLIA” (obra orquestral), “Maia Urbanitas 2019” (obra orquestral) e “Ousamos Sonhar” (obra para coro infantil, soprano e orquestra composta sob o Poema homónimo de Mizé Rouxinol).
Sobre o compositor
Victor Sampaio Dias Nasceu na Maia em 1962 e compõe canções para crianças desde 1985, tendo participado nessa qualidade em inúmeros festivais nacionais e internacionais, como a Gala dos Pequenos Cantores na Figueira da Foz ou o Festival Mundial da Canção Infantil – Sequim D’ Ouro (Itália).
É desde a sua fundação, o maestro do Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia e também do Grupo Vocal Municipal dos Jovens Cantores – Amigos da Música – instituições residentes no Fórum da Maia, sendo também compositor de parte muito significativa do seu reportório.