A Residência Paroquial de Santa Maria de Nogueira, na freguesia de Nogueira e Silva Escura, foi requalificada e inaugurada no passado dia 4 de novembro, em cerimónia presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves.
D. Pio Alves foi acolhido, no Largo de Barroso, pelo Pároco Vítor Ramos, pelas autoridades autárquicas, e por dezenas de paroquianos que quiseram marcar presença. A fanfarra dos Escuteiros de Telhado, Vila Nova de Famalicão, deu um ar festivo a este acolhimento.
À chegada à Igreja foi possível contemplar um tapete, elaborado por paroquianos, em que estava desenhado o brasão episcopal do Sr. D. Pio, numa homenagem ao seu jubileu sacerdotal. Pelas 10.30h, foi celebrada a Eucaristia e no final da mesma realizou-se a bênção da Residência.
O Pároco enalteceu o esforço da comunidade nesta obra, agradecendo a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. O Sr. Ilídio Carneiro, Presidente da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, enalteceu a determinação do Pároco em proceder a esta requalificação.
Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, congratulou o Pe. Vítor e toda a comunidade pela obra feita.
A placa alusiva à inauguração fez memória do dia 14 de Agosto de 1966, data de inauguração desta Residência Paroquial, na paroquialidade do Rev.mo Sr. Pe. António Francisco de Sousa.
Pelas 13.00h, realizou um almoço comemorativo, presidido pelo Sr. D. Pio, durante o qual foram projetadas algumas fotográficas da inauguração em 1966. Ao terminar o almoço, e antes da abertura do bolo comemorativo, teve lugar um espetáculo musical, uma rapsódia que compendiou temas de cortejos de outrora.
A paróquia ofereceu ainda um azulejo artesanal, pintado à mão, que ilustra a fachada da Igreja Paroquial de Santa Maria de Nogueira.
O Pe. Vítor Ramos, ao finalizar o almoço, agradeceu o empenho da comunidade, que tornou o dia 4 de novembro num dia verdadeiramente memorável, concretizando o lema “Nogueira forte tem o seu significado”.