Notícias Maia

Pediatra Vítor Costa: “O grande desafio é sensibilizar os pais”

© DR/Notícias Maia
Partilhas

Vítor Costa, pediatra, maiato, não usa bata. Com consultório no centro da Maia há 18 anos é também médico no IPO do Porto. Em entrevista ao Notícias Maia alerta para a importância de sensibilizar e educar os pais.

Quais são os grandes desafios da pediatria?

O grande desafio é estar sempre atualizado, mas têm surgido novos desafios, como por exemplo, o problema das vacinas. Agora há uns grupos, que vou chamar de alternativos, que não querem vacinar os filhos e nós temos de estar sempre no combate dessa nova realidade. Deixar de vacinar tem originado novos surtos de doenças que já se tinham quase extinguido e, por causa desses grupos alternativos, temos verificado um aumento na sua incidência, nomeadamente o sarampo. A título de exemplo, muito recentemente um adolescente de 18 anos faleceu com sarampo e isso era evitável. Não aconteceria se as crianças cumprissem com aquilo que é aconselhado nas consultas de pediatria.

(Leia toda a entrevista na primeira edição da revista Notícias Maia, disponível em mais de 150 pontos de venda, entre quiosques, papelarias e postos de abastecimento).

COMENTE
MaiaSymphonic

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top