Vítor Costa, pediatra, maiato, não usa bata. Com consultório no centro da Maia há 18 anos é também médico no IPO do Porto. Em entrevista ao Notícias Maia alerta para a importância de sensibilizar e educar os pais.

Quais são os grandes desafios da pediatria?

O grande desafio é estar sempre atualizado, mas têm surgido novos desafios, como por exemplo, o problema das vacinas. Agora há uns grupos, que vou chamar de alternativos, que não querem vacinar os filhos e nós temos de estar sempre no combate dessa nova realidade. Deixar de vacinar tem originado novos surtos de doenças que já se tinham quase extinguido e, por causa desses grupos alternativos, temos verificado um aumento na sua incidência, nomeadamente o sarampo. A título de exemplo, muito recentemente um adolescente de 18 anos faleceu com sarampo e isso era evitável. Não aconteceria se as crianças cumprissem com aquilo que é aconselhado nas consultas de pediatria.

(Leia toda a entrevista na primeira edição da revista Notícias Maia, disponível em mais de 150 pontos de venda, entre quiosques, papelarias e postos de abastecimento).

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.