Notícias Maia

Preço da habitação na Maia atinge novo máximo

Partilhas

Comprar uma casa na Maia custa quase 1000 euros o metro quadrado, revelou terça-feira o Instituto Nacional de Estatística. Com um aumento de 20,72% em apenas dois anos, é o município mais caro da Área Metropolitana do Porto sem acesso ao mar.

No segundo trimestre de 2018, o preço mediano de alojamentos familiares na Maia foi 938 euros por metro quadrado, registando um aumento de 2,07% relativamente ao trimestre anterior e 20,72% relativamente ao mesmo trimestre de 2016, de acordo com as estatísticas de preços da habitação ao nível local.

A Maia posiciona-se assim como uma das cidades mais caras da Área Metropolitana do Porto, registando mesmo um valor superior à média da região (933 Euro/m2). Ainda assim, este valor é inferior à média nacional (969 Euro/m2).

Das sete cidades do país com mais de 100 mil habitantes, todas assinalaram no segundo trimestre deste ano, face ao período homólogo, uma subida dos preços da habitação, destacando-se o Porto que, pela primeira vez, registou o segundo maior preço da habitação entre estas cidades, com um valor médio de 1.460 Euro/m2, posicionando-se agora após Lisboa (2.753 Euro/m2) e ultrapassando o valor da cidade do Funchal (1.439 Euro/m2).

Estes valores não são obtidos com as habituais médias, mas sim com valores medianos (aquele que se encontra quando se divide em duas partes iguais um conjunto ordenado), permitindo aferir qual tem sido a avaliação dos preços por metro quadrado na compra de alojamento familiar em cada um dos concelhos do país.

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link