Na segunda-feira, dia 18 de maio, a STCP teve 100 mil passageiros, mais 40% do que as pessoas transportadas no início de maio e o equivalente a 35% da procura antes da pandemia.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) transportou um total de 100 mil passageiros na passada segunda-feira, um aumento de 40% dos números do início de maio, mas que fica a apenas 35% da procura em período pré-pandemia, divulgou a empresa.

Ordem dos Advogados Maia

Em comunicado, a empresa refere que o mês de maio “arrancou com 71 mil passageiros, número que foi aumentando dia-a-dia, atingindo a média de 80 mil na primeira semana de desconfinamento e 90 mil na segunda semana”.

A oferta da STCP foi reposta no dia 4 de maio, com a implementação do horário “Férias Escolares” (até agosto), que corresponde a 95% das viagens normais, aos dias úteis, e a 100% nos horários de sábados, domingos e feriados.

Das 70 linhas da STCP em modo autocarro, 33 voltaram já ao horário “Normal” e somente 37 mantêm o horário de “Férias Escolares”.

De acordo com as orientações do Governo, explicou a empresa, é obrigatório usar máscara e a capacidade das viaturas é de, no máximo, 2/3, sendo o acesso aos autocarros realizado novamente pela porta da frente. Também regressaram as validações e venda de bilhetes a bordo, mas com pagamento de valores certos, não há trocos.

Encontra-se também em curso a ação de proteção dos lugares de condução, através da instalação de cabines, para maior segurança no contacto entre motoristas e passageiros. Segundo a STCP, este processo estará concluído ainda este mês e envolve a totalidade da frota da STCP, totalizando mais de 400 viaturas.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.