Notícias Maia

PSD à frente nas redes sociais, Francisco V. de Carvalho tem a maior página

Partilhas

Qual o maior partido da Maia nas redes sociais? Em ano de europeias e legislativas, o Notícias Maia mostra quem tira mais partido das redes sociais.

A velocidade associada a uma maior proximidade dos cidadãos e à facilidade de obter feedback, faz das redes sociais um canal de comunicação privilegiado dos partidos políticos. O Facebook é a rede social mais usada pela generalidade dos partidos e também aquela onde os potenciais eleitores mais comentam, seguem e manifestam as suas opiniões. Embora não contem como votos, os gostos e comentários podem ajudar a conquistar potenciais eleitores, bem como a perder.

O Partido Social Democrata é o partido com mais seguidores, seguido do CDS. No entanto, se as eleições fossem um reflexo da popularidade dos partidos nas redes sociais, a maioria absoluta estaria em risco. A coligação “Maia em Primeiro” (PSD/CDS) soma apenas 31,2% do número total de seguidores de partidos políticos da Maia. Por seu lado, e olhando para a situação política nacional, uma eventual “geringonça” maiata (PS/BE/CDU) abarcaria um total de 42,7% dos utilizadores. Já a coligação “Um novo começo” (PS/JPP) não passa dos 20,4%.

Ainda dentro de uma análise sucinta e empírica, Francisco Vieira de Carvalho lidera as redes sociais, com a página que usou para a sua candidatura enquanto líder da coligação “Um Novo Começo”. Após as eleições, o agora Vereador, manteve a sua página, que tem usado para veicular posições políticas. Esta página conta com 5733 gostos no Facebook. Estes números equivalem a mais de metade do total de seguidores das páginas dos partidos políticos maiatos e mais do que as páginas do PS, PSD, CDS e JPP combinadas (5440). Apesar da popularidade da rede social, nem todos os dirigentes partidários maiatos aderiram ao Facebook, sendo opção maioritária a comunicação através das páginas oficiais das respetivas secções concelhias.

Um estudo da Universidad Carlos III de Madrid, publicado em novembro de 2018, concluiu que a publicidade direcionada nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, “poderá ter aumentado o numero de votantes em Donald Trump em 10%”. O candidato republicano gastou cerca de 44 milhões de dolares no Facebook, em 175 mil anuncios diferentes, enquanto Hilary Clinton gastou apena 28 milhões de dolares. No mundo do Facebook, os partidos maiatos apostam em publicações com mensagens fortes, vídeos, álbuns fotográficos e questionários, sendo que apenas a página de Francisco Vieira de Carvalho recorre a publicações pagas com regularidade.

O quadro seguinte mostra o numero de gostos que cada uma das páginas analisadas tinha, no inicio de fevereiro de 2019.

Designação Gostos (Facebook) Percentagem na Maia
PSD 1724 16,3
CDS 1569 14,9
BE 1536 14,6
PS 1491 14,1
CDU 1473 14,0
PAN 1159 11,0
PNR 729 6,9
JPP 656 6,2
Aliança 120 1,1
CHEGA 52 0,5
PPM 38 0,4
COMENTE
MaiaSymphonic

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top