A concelhia da Maia reforçou a sua presença nos órgãos nacionais do PSD apesar de não colocar nenhum elemento na comissão política de Rui Rio.

No 38º congresso social democrata que decorreu em Viana do Castelo, foram eleitos conselheiros nacionais os maiatos Arlindo Cunha, Emília Santos e Paulo Ramalho. São igualmente membros do Conselho Nacional, por inerência,  o presente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago e a deputada Márcia Passos.

Arlindo Cunha e Paulo Ramalho foram eleitos pela lista de Rui Rio, liderada por Paulo Rangel. Este elegeu 21 dos 70 membros, enquanto a de Paulo Cunha, apoiada por Luís Montenegro, conseguiu 16 lugares, elegendo Emília Santos. Em número de votos, a lista encabeçada por Paulo Rangel teve 249 entre 867 votantes (28,7%) e a lista de Paulo Cunha, que é presidente da Câmara de Famalicão, teve 191 votos (22%).

Em terceiro lugar, a lista dos apoiantes de Miguel Pinto Luz e a lista de Carlos Eduardo Reis conseguiram ambas 102 votos, elegendo nove membros do Conselho Nacional. A Lista X, com José Miguel Ferreira, teve 80 votos, elegendo 7 conselheiros. A lista J, onde figurava Hernâni Ribeiro, presidente do PSD Maia que não logrou a eleição, teve 63 votos, elegendo 5 conselheiros. Houve ainda mais três listas que elegeram, respetivamente, dois, um e um conselheiros.

O Conselho Nacional é o órgão máximo do partido entre Congressos e representa, habitualmente, as várias sensibilidades do PSD. A votos estavam dez listas diferentes, mais duas do que há dois anos.

Mais de um quarto dos congressistas sociais-democratas votaram em branco na eleição da direção de Rui Rio

A lista de Rui Rio foi eleita com 541 votos favoráveis (64,4%), 227 brancos e 99 nulos. É o pior resultado desde 2007, quando a direção de Luís Filipe Menezes teve 61,8%. Mais ainda, o líder do PSD, apesar de ter vencido no Conselho Nacional, perdeu no Conselho de Jurisdição.

No Conselho de Jurisdição Nacional, a lista de Rui Rio, liderada por Fernando Negrão, foi vencida. Ganhou a de Paulo Colaço, que consegui eleger cinco dos nove membros. A lista da direção elegeu três e José Miguel Bettencourt, que também pertenceu ao Conselho de Jurisdição Nacional, no último mandato, consegui ser eleito.

O Congresso do PSD aconteceu este fim de semana em Viana do Castelo.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.