Partilhas

Relatório da Autoridade Nacional da Aviação Civil revela que, entre abril e junho, apenas um em cada 20 passageiros viajou com a TAP. Quota de mercado da companhia portuguesa está nos 5%.

Entre abril e junho, uma em cada 20 pessoas no aeroporto do Porto viajou com a TAP, ao que corresponde uma quota de mercado de 5%. A companhia portuguesa desce assim para o oitavo lugar no ranking das que mais passageiros movimentam. É o que revela o último relatório da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Cozinca

De acordo a ANAC, no segundo trimestre do ano, que encontrou o estado de emergência e o período de pós-confinamento, foi registada uma “quebra de tráfego na ordem dos 91% em número de movimentos e de 97,5% em número de passageiros transportados”.

“O aeroporto de Faro apresentou a maior quebra em número de movimentos (-97%), por contraposição com o aeroporto de Ponta Delgada (-80%). Quanto a passageiros transportados, menos de 388 mil (15 milhões em 2019) as quebras foram, naturalmente, mais homogéneas e superiores a 96% em todos os principais aeroportos nacionais”.

Em 2020, durante o período em análise, foram movimentados menos de 388 mil passageiros. Importa sublinhar que em período homologo no ano 2019, os aeroportos portugueses movimentaram 15,3 milhões de passageiros.

Todas as companhias perderam volume de passageiros, mas a TAP destaca-se na queda

Se em 2019 a TAP detinha uma quota de mercado de 19%, este ano, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, situado na Maia, a companhia aérea portuguesa perdeu quota de mercado para apenas 5%. Uma queda do segundo para o oitavo lugar.

Nas companhias aéreas com mais passageiros no Aeroporto de Pedras Rubras, na Maia, encontram-se a Swiss Air (22%), Ryanair (19%), Lufthansa (12%), Luxair (10%), Air France (9%), Transavia (8%) e Easyjet (6%).

TAP é a companhia com mais passageiros transportados em Lisboa

Já em Lisboa, apesar de ter descido de 51% em 2019 para 18% em 2020, a TAP continua a ser a companhia que mais passageiros transporta.

Em Faro, também saiu da lista das dez maiores companhias aéreas a voar para o Algarve.

Foi apenas no Funchal que a TAP aumentou a quota de mercado, de 29% para 80%.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.