Notícias Maia

Tóquio 2020: Jogos Olímpicos adiados para 2021

©DR
Partilhas

É a primeira vez que os Jogos Olímpicos não se realizam por um motivo que não seja o de uma guerra.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio já não vão acontecer em 2020. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo Governo japonês em concordância com o Comité Olímpico Internacional (COI) e inclui também os Jogos Paralímpicos. A razão prende-se na pandemia do novo coronavírus.

Esta é a 4ª vez que os Jogos não acontecem no ano previsto e a 1ª vez que são adiados. Em 1916 foram cancelados por causa da 1ª Guerra Mundial e em 1940 e 1944 por causa da 2ª Grande Guerra.

Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês, anunciou esta terça-feira que os Jogos Olímpicos serão adiados pelo período de 1 ano. Em comunicado, pode ler-se que a decisão vai ao encontro da posição do Comité Olímpico Internacional e que “isto irá permitir aos atletas competirem nas melhores condições, e vai tornar este evento mais seguro para os espectadores”.

O Comité Olímpico Internacional havia comunicado há uns dias que a decisão iria ser tomada no prazo de 1 mês mas acabou por acelerar a resposta tendo em conta a posição que várias federações, comités olímpicos nacionais e atletas mantinham para que os Jogos fossem adiados.

No mesmo comunicado é referido que a chama olímpica irá continuar acesa no Japão até à realização dos jogos em 2021: “Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos em Tóquio podem ser uma luz de esperança nestes tempos difíceis e que a chama olímpica pode ser a luz ao fundo do túnel onde o mundo se encontra no presente”. A chama olímpica irá então ficar no Japão e estes Jogos continuarão a ter o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, mesmo acontecendo em 2021.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top