Notícias Maia

Tributo a Nelson Mandela leva milhares a festival em Matosinhos

Partilhas

A praia do Aterro, em Matosinhos, acolhe até a próxima sexta-feira o festival solidário Nelson Mandela Music Tribute.

Esta quarta-feira decorreu o primeiro de três dias do festival Nelson Mandela Music Tribute, que presta homenagem ao líder histórico da África do Sul, no centenário do seu nascimento. Cecilia Krull, Calema, Pablo Alborán, Bob Geldof, Kaiser Chiefs e Martin Garrix foram as estrelas do dia.

Hoje sobem ao palco Wyclef Jean, Jimmy P, Kura, Gabriel O Pensador, Comfusões Live – com Mauricio e Fattu Djakité .

No dia 20, Steven Tyler & The Loving Mary Band + Nuno Bettencourt, Rui Veloso, Soweto Gospel Choir, Youssou N´Dour e Pablo Milanés encerram a comemoração.

O bilhete diário tem um custo de 40 euros e o passe para os três dias um custo de 100 euros, podendo ser adquiridos no local, online e outros pontos de venda habituais.

Os lucros líquidos do evento revertem para a Fundação Nelson Mandela e instituições de solidariedade social.

Sobre Nelson Mandela.

Nelson Rolihlahla Mandela (18 de Julho 1918 – 5 Dezembro 2013) muitas vezes referido como Madiba Xhosa, seu nome de clã, como um sinal amado de respeito e descrito como o “Pai da Nação”.

Foi globalmente respeitado como um ativista não-violento, anti-apartheid, político e filantropo que se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul de 1994 a 1999. Envolvendo-se ativamente no movimento anti-apartheid aos 20 anos, Mandela juntou-se ao Congresso Nacional Africano em 1942.

Durante 20 anos, liderou uma campanha de desafio pacífico e não-violento contra o governo sul-africano e as suas políticas racistas. A partir de 1962, Mandela passou 27 anos preso por crimes políticos.

Em 1993, Mandela e o Presidente da África do Sul F.W. de Klerk receberam conjuntamente o Prémio Nobel da Paz pelos seus esforços para desmantelar o sistema de apartheid do país, para promover a paz e a reconciliação através do diálogo.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top