Desde o dia 26 de abril que vários cidadãos refugiados ucranianos residentes na Maia se encontram a aprender a língua portuguesa na Biblioteca Municipal da Maia.
Segundo a Câmara Municipal da Maia, “o grupo de participantes, que no início do curso não possuía grandes conhecimentos de Português, num curto espaço de tempo começa a ganhar competências linguísticas básicas para facilitar a sua integração no país de acolhimento e na nossa comunidade”.
A formação, que está a ser promovida pelo BabeliUM – Centro de Línguas da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, em paralelo com a Câmara Municipal da Maia, tem sido lecionada gratuitamente pela Professora Sofia Rente, sempre auxiliada pela tradutora Kateryna Atamanova.
A compreensão do idioma, um dos principais obstáculos que os refugiados enfrentam quando chegam a Portugal, faz com que esta formação, que dura até 26 de maio, tenha o “objetivo de capacitar e apoiar a comunidade ucraniana”, garantiu a autarquia.
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.