Notícias Maia

Biblioteca Municipal com atividades durante todo o mês de dezembro

Partilhas

A Biblioteca Municipal da Maia apresenta o mês de dezembro com atividades para todas as faixas etárias, desde oficinas para pais e crianças, exposições, espetáculos, tertúlias, colóquios, formações e visitas guiadas.

A quadra natalícia arranca com uma exposição, de 2 a 30 de dezembro, sobre os livros pop-up, pela sua extraordinária experiência sensitiva e sensorial e pela própria defesa dos direitos de autor, copyright e antipirataria. Outra sugestão são as visitas gratuitas “Vem Conhecer a tua Biblioteca”, que têm como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

Biblioteca Municipal da Maia, dezembro 2017:

2, 9 e 16 de dezembro, 11h30
Biblioteca Municipal da Maia
Espetáculo “ANIMAÇÃO DA LEITURA”
Vem viajar connosco pelo mundo mágico das histórias.
Tudo pode acontecer ao sábado de manhã na Biblioteca… Filmes, oficinas e muitas histórias divertidas! A partir de incríveis leituras para toda a Família… fica instalada a diversão…

2 a 30 de dezembro
Biblioteca Municipal da Maia
Exposição “POP-UP em 4+1”
Com uma história já longa e que segundo alguns autores remonta ao século XIII, apenas no século XX, precisamente em 1932, é que o livro “Pinocchio”, de Harold Lentz, é registado pela editora nova-iorquina Blue Ribbon e assim patenteado o termo/designação pop-up.
Uma exposição diferente, que muda a cada semana e onde poderá ver parte da coleção “Up up pop-up” (coleção privada de José Alberto Rodrigues que conta já com mais de 300 títulos deste tipo de publicação).
Ao que parece os livros pop-up parecem estar a reaparecer e a despontar (e despertar) o interesse de muitos leitores e artistas, tanto pela sua extraordinária experiência sensitiva e sensorial e pela própria defesa dos direitos de autor, copyright e antipirataria. De facto, é impossível transpor um livro pop-up para um suporte digital (sem que perca toda a espetacularidade) e mesmo em fotografia perde quase toda a sua capacidade de motivação.

5 a 29 de dezembro
Biblioteca Municipal da Maia
Hora do Conto – “CONTOS CONTIGO CONTO”
“Contos Contigo Conto” é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças.
Para os mais pequenos, o livro “A Cabra Tonta”, texto de Pep Bruno e ilustração de Roger Olmos,  e para os maiores, o livro “Zgorg, um Amigo de outro Mundo”, da autoria de Ana Oom e ilustração de Pedro Benvindo.

5 a 29 de dezembro
Biblioteca Municipal da Maia
Visita “VEM CONHECER A TUA BIBLIOTECA”
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

8 a 9 de dezembro
Biblioteca Municipal da Maia
Formação “INICIAÇÃO À CONTRUÇÃO DE LIVROS POP-UP”
É verdadeiramente importante (e fundamental) dar a conhecer a técnica de construção de livros pop-up e sobretudo a coleção de José Alberto Rodrigues, partilhando-a assim com outros interessados e fazendo, em cadeia, aumentar a paixão por esta temática. Esta formação deverá ter enfoque na especificidade técnica e dificuldade inerente. Apenas deverão realizar esta formação pessoas da área das artes e bibliotecas escolares ou outras que tenham conhecimentos na utilização de materiais de desenho, corte, vincagem e estejam minimamente à vontade na área das artes e utilização de tecnologias.

9 de dezembro, 15h00 – 20h30
Biblioteca Municipal da Maia
Colóquio “Falar de Futurismo em Portugal nos 100 anos da edição da revista “Portugal Futurista”
A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia, celebra os 100 anos da edição da revista “Portugal Futurista” para abordar as principais linhas e caraterísticas do movimento futurista em Portugal.

15 de dezembro, 21h00
Biblioteca Municipal da Maia
Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia
“OS DESPOJOS DO DIA”, de Kazuo Ishiguro
A 6.ª edição da Comunidade de Leitores tem como tema a literatura produzida no feminino. As vozes das mulheres-escritoras, tantas vezes marginalizadas e secundarizadas, são aqui recuperadas e substantivadas.

15 de dezembro, 19h00
Biblioteca Municipal da Maia
Encontro com o Escritor
Lançamento do livro “COISAS DO ARCO-DA-VELHA” de Jorge Esteves
“Coisas do Arco-da-Velha”, de Jorge Esteves, é o resultado de uma pesquisa orientada pelo amor à língua portuguesa e ânsia de conhecimento do autor que nos conduz a viagens no tempo, num retrocesso até às origens, ou possíveis origens, de cerca de 320 aforismos comummente usados neste nosso idioma.

Frases feitas que, tendo ou não sofrido transformações ao longo do seu percurso, ainda vigoram nos dias de hoje, sem que, na maior parte dos casos, nos dêmos conta de que também elas têm uma história de vida para nos contar; revelações que poderão surpreender-nos, provocar-nos sorrisos ou arrepios, tão tenebrosa é a origem de algumas.

16 de dezembro, 16h00 – 18h00
Biblioteca Municipal da Maia
Tertúlia “ASAS DE POESIA”
O grupo Asas de Poesia para além do seu amor à poesia, tem por objetivo cativar o interesse do povo Maiato e do povo da área metropolitana do Porto, pela elevação da palavra dita e escrita, projetar e surpreender contando para isso com nuances de elevação poética, sem protagonismos ou ambições pessoais.

30 de dezembro, 16h30
Biblioteca Municipal da Maia
Oficina “MÚSICA COM BEBÉS & PAPÁS”
Fazer “Música com Bebés & Papás” é antes de mais uma sessão de partilha e sociabilização. Os bebés e respetivos acompanhantes são expostos a um ambiente musical rico, de qualidade, variado em timbres e estilos musicais, com vista à aquisição de um vocabulário e repertório musical. As músicas e as histórias sonoras contadas transportam-nos para um mundo de fantasia, proporcionando momentos inesquecíveis. A temática das sessões é mensal e são orientadas pedagogicamente para bebés (0 aos 36 meses) e respetivas Famílias.

COMENTE

Partilhas
Top