Notícias Maia

Exposição “O Escudete na Terra da Maia” no Museu Municipal da Maia

Partilhas

No âmbito do ciclo “Na Fronteira do Esquecimento”, o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia apresenta a exposição “Escudete”, entre 20 de fevereiro e 31 de dezembro, no Castêlo da Maia.

A Terra da Maia, outrora possuidora de uma extensa área geográfica, terra fértil e húmida, proporcionou já do tempo da romanização, o desenvolvimento demográfico da região e, por consequência o desenvolvimento da habitação através dos tempos.

A existência de um grande número de casas agrícolas, com os seus portões e arcos de cantaria, não dispensam o ” escudete”. Para proteção dos maus agoiros e superstições, a simbiose de elementos simbólicos é notória. A presença de corações e outros elementos decorativos, gravam a importância da família e a sua ostentação e riqueza.

Associado ao escudete, existe a “aldraba”, peça em metal, de vários tamanhos e feitios, com ou sem elementos decorativos e, por vezes cunhavam a data de fabrico, geralmente pendurada na parte exterior do portão, em comunhão com o escudete. A sua utilidade primeira serve de batente, quando acionada produz um forte som que facilmente é escutada pelo dono da casa, sinal que alguém se faz anunciar.

Entrada gratuita.
Terça a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Informações: 229 871 144

COMENTE

Partilhas
Top