Notícias Maia

Jafetos mobilizou maiatos em ação de solidariedade

Partilhas

A Jafetos – Associação de Jovens Voluntários, os Missionários Combonianos da Maia e o Grupo Jovem +, organizaram três eventos solidários para assinalar o Dia dos Pobres, com o objetivo de angariar bens, para serem doados ao Centro Comunitário de Vermoim – Sobreiro.

Estes 3 eventos solidários decorreram na Cidade da Maia, de 17 a 19 de novembro, tendo cumprido o objetivo, com um concerto protagonizado pela Amare, uma Vigília na Praça Dr. José Vieira de Carvalho e a Eucaristia do Pobre no Centro Comunitário de Vermoim/ Sobreiro, envolvendo a comunidade maiata, que respondeu afirmadamente ao desafio.

A Presidente da Direção da Associação, Paula Filomena Sá, afirma que se “por um lado a problemática social da Pobreza é um questão que a todos nos preocupa, principalmente aos jovens, por outro lado é também uma forma de nos sensibilizarmos e refletirmos o nosso modo de vida, enquanto seres humanos. A questão educativa que esta problemática nos oferece, é bastante valiosa e, como nos diz o Papa Francisco, os pobres são o caminho para uma evangelização e para uma tomada de consciência. É preciso mudar a nossa cultura de desperdício e, é preciso fundamentalmente, assumir um quotidiano de partilha, com o nosso irmão e o nosso vizinho mais necessitado”.

Foram angariados 679 produtos alimentares, entre arroz, massa, batata, sal, azeite, feijão, ervilhas, fruta entre outros e, o valor de 51 euros em dinheiro, que revertem na sua totalidade para o Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro. Paula Filomena Sá agradeceu a todos os Maiatos que se sentiram imbuídos por esta mensagem do Papa Francisco, e partilharam durante os 3 dias alimentos”, endereçando agradecimentos ao “Presidente da Câmara Municipal da Maia, Engº António da Silva Tiago, pela sua presença e pela sua preocupação para com esta causa”, a Bragança Fernandes “que também nos acompanhou e se mostrou solidário com os que mais precisam”, a Emília Santos que caracterizou como “amiga”, tendo apoiado a iniciativa desde o início “com a sua presença e a sua solidariedade”, assim como à Vereadora  Ana Miguel vieira de Carvalho, à Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Maria de Lurdes Maia, ao Padre Domingos Duarte do Aido, entre outras personalidades que se associaram e colaboram com a organização, como o grupo de Jovens da Jafetos e do Jovem +, ou o Maestro Pedro Gomes, da Amare-Escola de Música, Artes e Espetáculo da Maia.

A Presidente da Associação deixou um “agradecimento especial ao Dr. Mário Figueiredo, coordenador do Centro Comunitário Vermoim-Sobreiro, por ser uma pessoa exemplar na ajuda aos pobres e no excelente trabalho que desenvolve no Centro Comunitário, são pessoas assim que nos dão esperança de que a pobreza poderá acabar, muito obrigada por tudo, é um exemplo a seguir”.

O Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro está localizado em pleno centro da Cidade da Maia, sendo o resultado de trabalho cujo início remonta a 1992, no âmbito da política de fomento dos Projectos de Luta Contra a Pobreza, com a criação do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Maia, que envolveu a participação da Autarquia, do Comissariado Regional do Norte de Luta Contra a Pobreza e da Santa Casa da Misericórdia da Maia, enquanto entidade promotora.

COMENTE

Partilhas

Newsletter

E-mail
Top