Terreiro de Gueifães requalificado

A Câmara Municipal da Maia inaugurou a requalificação urbanística do Terreiro de Gueifães.

Considerando a evolução do espaço do Terreiro ao longo do tempo, que tem como elemento central o seu cruzeiro, a Câmara Municipal da Maia entendeu considerar ser esta a referência principal neste projeto e manter o eixo de ligação entre este objeto religioso e a antiga Igreja de Gueifães. O restante projeto desenvolve-se a partir deste elemento central, com a introdução de amplas áreas pavimentadas, com a construção de um palco exterior polivalente, e reorganizando os seus acessos, nomeadamente os acessos ao edifício da antiga Junta de Freguesia, agora polo da Junta de Freguesia da Cidade da Maia e ao polo cultural Escola Príncipe da Beira.

Foram redefinidas as plataformas pavimentadas com vista a dar amplitude e mais versatilidade ao espaço público. Procedeu-se ainda à requalificação dos passeios públicos em toda a envolvente, com destaque para a correção das acessibilidades.

Foram criadas novas e amplas zonas ajardinadas, onde se enquadraram as árvores de grande porte já existentes, complementadas com grandes relvados e canteiros floridos e semeadas de bancos e pequenos espaço de estar.

Centro Cívico por excelência, o designado Terreiro de Gueifães é um jardim público onde se festejam as romarias de Nossa Senhora da Saúde e de S. Faustino, sendo palco dos cortejos religiosos.

Por tradição, desenvolvem-se também aqui eventos de música e folclore, com destaque para os eventos organizados pela emblemática Banda Marcial de Gueifães, fundada em 1837 .

 

4 comments

  1. Maria Emilia sarmento

    Lógico que ficou melhor e mais bonito mas mais urgente que isso é a Rua Padre Américo, sem passeios, o empedrado e por onde circulam, todos os dias, estudantes, população que se desloca para o centro de saúde, igreja, junta de freguesia e outros locais.
    Está rua é perigosíssima, ainda á pouco tempo uma idosa tropeçou no empedrado e caiu para o centro da via. Por sorte o veículo que passava na altura apercebeu-se a tempo de evitar o acidente, civilizado e preocupado ajudou a levantar a senhora.
    É prioritário está obra, não para embelezar mas sim para prevenir acidentes a quem nela circula, quer peões, quer veículos.
    Acresce referir que também circulam autocarros nos dois sentidos.

  2. Benjamin

    As inúmeras obras promovidas pelas autarquias nestas alturas são uma desfaçatez completa. Fazem de nós completamente parvos. O que realmente até somos.

  3. Arlindo CP

    É curioso como nas zonas do concelho da maia onde existe um reduto de apoio ao partido socialista, aparecem sempre críticas como estas. Também é curioso que estas zonas mais do ps se encontrem em atraso em relação ao resto da Maia.
    Ganhem juízo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *