Notícias Maia

Terreiro de Gueifães requalificado

Partilhas

A Câmara Municipal da Maia inaugurou a requalificação urbanística do Terreiro de Gueifães.

Considerando a evolução do espaço do Terreiro ao longo do tempo, que tem como elemento central o seu cruzeiro, a Câmara Municipal da Maia entendeu considerar ser esta a referência principal neste projeto e manter o eixo de ligação entre este objeto religioso e a antiga Igreja de Gueifães. O restante projeto desenvolve-se a partir deste elemento central, com a introdução de amplas áreas pavimentadas, com a construção de um palco exterior polivalente, e reorganizando os seus acessos, nomeadamente os acessos ao edifício da antiga Junta de Freguesia, agora polo da Junta de Freguesia da Cidade da Maia e ao polo cultural Escola Príncipe da Beira.

Foram redefinidas as plataformas pavimentadas com vista a dar amplitude e mais versatilidade ao espaço público. Procedeu-se ainda à requalificação dos passeios públicos em toda a envolvente, com destaque para a correção das acessibilidades.

Foram criadas novas e amplas zonas ajardinadas, onde se enquadraram as árvores de grande porte já existentes, complementadas com grandes relvados e canteiros floridos e semeadas de bancos e pequenos espaço de estar.

Centro Cívico por excelência, o designado Terreiro de Gueifães é um jardim público onde se festejam as romarias de Nossa Senhora da Saúde e de S. Faustino, sendo palco dos cortejos religiosos.

Por tradição, desenvolvem-se também aqui eventos de música e folclore, com destaque para os eventos organizados pela emblemática Banda Marcial de Gueifães, fundada em 1837 .

 

COMENTE

Partilhas
Top