Notícias Maia

“A razão desta luta diária: Radiografia de uma Gala da Educação”

© Notícias Maia
Partilhas

A Gala da Educação da Maia realizou-se na semana passada. O peso dessa responsabilidade foi partilhado por vários ombros. Pessoas dedicadas, trabalhadores, com forte sentido de missão.
Mas qual é a causa dessa luta diária pela Educação?

Na Maia acreditamos que em cada aluno reside a esperança de uma sociedade melhor, assente em gerações mais qualificadas, mais humanas, mais cultas e competentes. Centrando o esforço educativo no aluno, estamos a permitir que concretizem os seus sonhos. É disso que as sociedades vivem.

É por isso que que nestas Galas não estamos só a premiar pessoas ou instituições: estamos a assinalar a importância desse esforço coletivo!

Os resultados e as notas são importantes, e essa é uma realidade inelutável. Mas não é a competição das notas que nos move. Como todos sabemos, nessa competição nem todos têm os mesmos meios, as mesmas oportunidades, os mesmos incentivos. Mas é importante reconhecer aqueles que pelo seu trabalho, aplicação e esforço, conseguem superar-se e assumirem-se como exemplos para os restantes.

Este reconhecimento é extensivo aos professores. Do seu conhecimento, do trabalho, da competência e do seu exemplo formam-se os melhores alunos. Estaremos sempre gratos aos professores pelo seu brio, pela dedicação, pela forma como por vezes têm de ser companheiros, mentores e conselheiros, muito para além das suas obrigações profissionais.

E estamos imensamente gratos também às famílias e às escolas. Aos que nelas fazem, dia a dia, autênticos milagres para que nada falte aos alunos. Aos senhores diretores, aos órgãos de gestão, aos funcionários, a Maia lembra que o vosso esforço está sempre no topo do nosso “ranking”. Porque o “ranking” da dedicação é o único que interessa!

Num concelho em que a prioridade máxima tem sido a Educação, a câmara municipal quer ser sobretudo uma entidade facilitadora de serviços. E o objetivo desses serviços é que cada um se consiga valorizar e transformar esse valor em felicidade.

É essa a causa que nos faz lutar tanto!

Emília Santos
Vereadora da Educação e Ciência da Câmara Municipal da Maia

COMENTE
MaiaSymphonic

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top