Notícias Maia

Aeroporto Sá Carneiro e TAP mal classificados em estudo da AirHelp

© DR
Partilhas

O Sá Carneiro, na Maia, está em 125º lugar entre 132 aeroportos analisados. TAP fica com o 61º lugar, entre 72 companhias aéreas.

O ranking da AirHelp, difundido hoje, assenta na análise da proporção de voos que saem a horas, em inquéritos a viajantes sobre as opções alimentares e o conforto dos aeroportos e das companhias aéreas e, mais ainda, no caso das transportadoras, o índice propõe avaliar quais são as empresas que tratam melhor os clientes em caso de surgirem contratempos, abarcando ainda quanto demoram a pagar as indemnizações resultantes de atrasos e cancelamentos. Este estudo recebeu mais de 40 mil respostas.

O AirHelp Score 2019 é o oitavo relatório da empresa internacional especializada em direitos de passageiros aéreos, que ajuda os viajantes a obter compensações por atrasos, cancelamentos ou impedimentos de embarque.

Aeroportos

Os aeroportos são classificados com base em três fatores, que são o desempenho ao nível da pontualidade, a qualidade de serviço e as opções ao nível da alimentação e de compras. A pontualidade recebeu um peso de 60% para a avaliação e os dois outros critérios 20% cada.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro obteve uma pontuação de 6,46, num índice que vai de 0 a 10 pontos. A pontualidade (5,6 pontos) baixa um índice onde a qualidade dos serviços (7,9 pontos) e as opções alimentares e compras (7,6 pontos) não chegam a levar este aeroporto para além da oitava pior posição no estudo.
Por seu lado, o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está em 132º lugar, ou seja, ocupa a pior posição da lista com 132 aeroportos mundiais.

Para a AirHelp, o melhor aeroporto é o Hamad Internacional Airport (em Doha, Qatar), com 8,39 pontos. Imediatamente a seguir, e com a mesma pontuação, surgem o Tokyo International Airport, no Japão, e o aeroporto de Atenas, na Grécia (8,38 pontos).

Companhias aéreas

No campeonato das transportadoras aéreas, as melhores pontuações são da Qatar Airways, American Airlines e Aeromexico, ultrapassando todas os 8 pontos. A TAP fica-se pelo 61º lugar, com 6,04 pontos. A pontualidade recebe apenas 5,2 pontos e a gestão de reclamações somente 5,3 pontos. No entanto, a qualidade dos serviços está melhor avaliada, somando 7,7 pontos.

A pior companhia aérea, de acordo com a AirHelp, é a Thomas Cook Airlines, que recebe 5,26 pontos na avaliação global.

COMENTE
MaiaSymphonic

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top