O Folgosa da Maia é o único clube maiato a jogar a Série 2 da Divisão de Elite da AF Porto, mas tem uma notícia só para si. A este nível, todas as outras equipas do concelho estão na Série 1.

Se na Série 1 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto estão quatro equipas da Maia, como se encontra bem explícito na notícia que publicamos, o Folgosa da Maia Futebol Clube é o único clube maiato a disputar a série 2. Como não queremos que se sinta desacompanhado de maiatos, tem direito a toda uma notícia, até porque, como se percebeu pelas mensagens que a redação recebeu, há adeptos e dirigentes fervorosos no clube  fundado em 1938, na freguesia que foi até 2013, territorialmente, a maior do concelho da Maia. E ainda bem.

Cozinca

Isto talvez faça sentido já que, como descrito no website do clube, o Folgosa foi fundado “por um grupo de homens que viveram intensamente agarrados ao forte bairrismo da terra onde nasceram, com todo o seu entusiasmo alienado a sacrifícios físicos e monetários, e que conseguiram através dos tempos que esta coletividade desportiva se mantivesse de pé”.

No seu palmarés conta com o título Campeão Distrital da 2ª Divisão da AF Porto, na época 2004-2005.

Em 2021

A AF Porto Divisão de Elite – Pro-nacional é composta por quatro séries com 10 equipas cada. Durante o campeonato estas dez equipas vão defrontar-se e, mais lá para frente, os dois melhores de cada série vão disputar uma final.

Este ano, aconteceu que quatro equipas maiatas disputassem a mesma série, são elas o Maia Lidador, o FC Pedras Rubras, o Pedrouços e o Nogueirense FC. De fora desta série só ficou mesmo o Folgosa da Maia Futebol Clube.

Ao que o NOTÍCAS MAIA apurou, a divisão entre os quatro grupos é feita normalmente de forma geográfica. 

O campeonato já arrancou e todas as equipas já cumpriram o primeiro jogo. Para o Folgosa, o primeiro jogo resultou numa derrota frente ao Gondomar SC. O próximo jogo da formação maiata é já no dia 15 de setembro, pelas 21h00, em casa do FC Pedroso, equipa de Gaia.

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.