Notícias Maia

Alerta para vaga de frio intenso durante os próximos dias

Partilhas

A Proteção Civil alertou para a vaga de frio intenso que é esperada nos próximos três dias, recomendando medidas de prevenção e precaução.

A Proteção Civil emitiu um comunicado para divulgação das medidas de prevenção e precaução a ter durante os próximos três dias, considerando as condições meteorológicas adversas expectáveis. É esperada uma diminuição da temperatura mínima na região litoral norte, entre os 0 e os 4º C, com “vento a soprar forte no quadrante norte, no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h”.

Face às condições referidas, o comunicado alerta para a possibilidade de “intoxicação por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações com recurso a lareiras e braseiras”, de “incêndio em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias elétricas” e de “formação de gelo em troços de estradas com ensombramento permanente”.

No que concerne às medidas que a Proteção Civil aconselha serem tomadas para minimizar o impacto destes efeitos, destaca-se a diminuição de “exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura”, enquanto é aconselhável “envergar várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente”, assim como “proteger as extremidades do corpo com gorro, cachecol, luvas e meias quentes”.

Aconselhável é também a ingestão de bebidas quentes e evitar o consumo de álcool. “Tomar especial atenção aos aquecimentos com combustão (braseiras e lareiras), os quais podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono” e “assegurar a adequada ventilação das habitações”. Refere ainda que deverá ser evitado “o uso de dispositivos de aquecimento antes de dormir, cuidando de os desligar da corrente antes de deitar”.

Relativamente à condução, o comunicado refere a importância de se “adotar uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada suscetíveis de formação de gelo”.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top