Apresentação do livro "Arquivo (depósito) de Sobral Centeno" - Notícias Maia

Notícias Maia

Apresentação do livro “Arquivo (depósito) de Sobral Centeno”

Partilhas

Lançamento e apresentação no próximo dia 7 de abril, pelas 16h00, na Fundação Gramaxo – Quinta da Boa Vista.

“…Este livro não é uma antologia da obra de Sobral Centeno, é um olhar sobre décadas de trabalho e as estórias que o acompanham. Um momento de arqueologia, enquanto intruso que observa de forma distanciada o trabalho de outro criador. Que quer descobrir o que está esquecido nos bastidores da história e o resgata por momentos nas páginas impressas de um livro. Que na investigação para perceber um trabalho tropeça noutros e por eles fica entusiasmado e estabelece novas conexões. Pontos de convergência entre uma escrita caligráfica que é desenvolvida na década de setenta e os mais recentes trabalhos em papel, nos seus novos diários, nos seus intuitivos livros da escrita sobre o quotidiano.” Paulo Mendes, Porto, maio de 2017.

Sobral Centeno nasceu no Porto, em 1948. Licenciado em Artes Plásticas (FBAUP), foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1983-1985) e docente do Instituto Politécnico do Porto (1987-2006).

A sua obra integra várias coleções nacionais e internacionais, destacando-se as seguintes: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal); Kunstmuseum Walter im Glaspalast (Alemanha); Shoes or No Shoes Musem (Bélgica); L ́ Unesco La Galerie d’Art (França); Instituto de Arte Contemporânea (Brasil).

 

COMENTE

Newsletter

E-mail
Top