A prioridade para receber esta 3ª dose são as pessoas com 80 e mais anos, os utentes de lares e pessoas a receber cuidados continuados.

Arrancou esta segunda-feira, 11 de outubro, a inoculação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 em Portugal.

Cozinca

Serão vacinadas todas as pessoas com mais de 65 anos mas, “sendo que neste grupo etário a prioridade são as pessoas que têm 80 ou mais anos e as pessoas que são utentes de lares e da rede de cuidados continuados e de outras instituições similares”, referiu Graça Freitas em conferência de imprensa.

Segundo a responsável da DGS, esta dose de reforço da imunidade “destina-se, nesta fase, às pessoas com mais idade, porque há sempre esta associação entre o fator idade e o fator vulnerabilidade”.

Nos lares da Maia, a 3ª dose começa a ser administrada um dia depois do arranque oficial a nível nacional.

Ao NOTÍCIAS MAIA, Emília Santos, vereadora da saúde da Câmara Municipal da Maia, informou que a vacinação nos lares da Maia arrancam na terça-feira, 12 de outubro. Mas não em todos os lares do concelho.

No caso do Lar Estância do Amanhecer, também na Maia, a vacinação deverá acontecer “nos próximos 15 dias”.

Contactada pelo nosso jornal, a proprietária explicou que os utentes receberam a vacina sazonal contra a gripe no passado dia 7 de outubro e que, segundo informou o ACES Maia/Valongo, a 3ª dose da vacinação contra a Covid-19 irá acontecer “nos próximos 15 dias”, não sendo ainda certa a data.

Tento em conta dados informativos do município aquando do início da vacinação contra a covid-19, em janeiro, há 900 idosos em lares para vacinar na Maia. 

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.