Situada em Nogueira da Maia, a Barbearia Braz assume-se como um espaço clássico adaptado aos tempos modernos. Foi criada em novembro de 2016 por Yoldori Braz e, desde então, tem-se tornado um espaço de referência para quem procura um serviço personalizado e competente.

“A ideia foi abrir um espaço que não existisse” – Yoldori Braz, 43 anos, conta que queria um espaço onde não existisse a movimentação de um salão normal e onde o cliente pudesse ser atendido sempre pela mesma pessoa. Yoldori explica que nem sempre é fácil criar empatia com um barbeiro e que, na Barbearia Braz, cada cliente é “atendido de forma personalizada” e é-lhe “dada toda a atenção”. Quando começou, trabalhava sozinho. Agora, conta com a ajuda de Rúben Lourenço, de 23.

Aqui, fazem-se cortes de cabelo masculinos e tratam-se as barbas. Em média, recebem-se 50 pessoas por semana onde, naturalmente, se regista uma maior afluência ao sábado. Para a diferenciar, a Barbearia Braz conta com uma mesa de bilhar e, recentemente, tem ainda a presença de uma mascote: o Chocolate. Um gato adotado por Yoldori.

A importância da formação

Apesar de estar agora a completar apenas 3 anos, a relação de Yoldori Braz com a estética é bem mais antiga. Começou quando era apenas uma criança que frequentava um salão unissexo onde a sua mãe trabalhava. Depois de trabalhar em outras áreas, Yoldori decidiu reacender a “paixão adormecida” e investir na sua formação. Foi na Associação de Cabeleireiros de Portugal que se profissionalizou mas, desde então, tem sempre procurado novas formações.

Os profissionais da Barbearia Braz explicam a importância da formação na área da estética porque é um “processo de aperfeiçoamento de técnicas onde as tendências estão sempre a mudar”. Yoldori conta-nos que aprender novas técnicas é também importante para a concretização pessoal dos próprios barbeiros – “temos que estar a par de tudo o que envolve a profissão”.

A moda e o gosto em movimento

Os tempos vão mudando e, na Barbearia Braz, o trabalho que se fazia há 3 anos não é o mesmo que se pratica atualmente. Yoldori conta que “há 3 anos, a moda era deixar crescer a barba enquanto que, agora, é usada mais curta”.

Apesar das mudanças nos gostos, há clientes que começaram a frequentar a barbearia há 3 anos e continuam a recorrer aos serviços deste espaço. Esta personalização pretendida pela equipa torna-se um fator decisivo para esta filiação. Yoldori compreende que há cada vez mais mobilidade profissional e nem sempre se está na mesma cidade mas afirma, com gosto, que há clientes que “fazem os possíveis para serem atendidos aqui”. Acrescenta ainda dizendo que, por vezes, “há quem passe só para cumprimentar”.

A diferença geracional da equipa

Rúben Lourenço tem 23 anos e começou a trabalhar com Yoldori a título de brincadeira. Conta que começou por ser cliente do espaço mas que, por incentivo do próprio Yoldori, foi-se apaixonando pela profissão – “Ele puxava por mim e ia-me dizendo para o ajudar”. Tornaram-se amigos e são, agora, uma equipa exemplar que prima pelo contacto direito com o cliente: “O que interessa é ver o sorriso na cara do cliente quando se olha as espelho”.

Ficha Informativa 

Barbearia Braz
Rua do Ribeiro 159,
4475-492 Nogueira da Maia
934 477 744
[email protected]

 

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.