A icónica fotografia foi tirada em 1991. Agora, 30 anos depois, Spencer Elden pretende receber uma indemnização pelos “danos para toda a vida” causados pela fotografia.

Os membros dos Nirvana e os herdeiros de Kurt Cobain estão a ser acusados de violação de leis federais de pornografia infantil e de exploração sexual infantil. A acusação é feita por Spencer Elden, o bebé que dá imagem à capa do icónico álbum “Nevermind” de 1991.

Leonidas

Num processo que também envolve o fotógrafo Kirk Weddle e as editoras discográficas envolvidas na gravação do álbum, Spencer Elden alega que sofreu de “danos para toda a vida” pela utilização da sua imagem sem autorização, uma vez que tinha apenas quatro meses.

Na altura, os pais receberam 200 dólares pela fotografia, tirada numa sessão que não durou mais de 10 minutos.

O “bebé dos Nirvana” recriou a capa várias vezes ao longo dos anos, mas admitiu, numa entrevista à GQ Austrália em 2016, que ficou insatisfeito por fazer parte da obra de arte dos Nirvana.

Também em 2016, Spencer Elden foi entrevistado pelo SAPO MAG e explicou que foi o bebé escolhido para a capa simplesmente porque o seu pai conhecia o fotógrafo, que lhe fez a proposta.

Na altura, pouco depois de recriar a icónica capa, Spencer Elden declarou que até estaria disposto a ser fotografado totalmente nu. “Acho que seria divertido”, confessou na entrevista.

Agora parece ter mudado de ideias e, com esta ação judicial, Spencer Elden pretende receber uma indemnização, uma ordem formal para proibir todas as partes de continuarem os “atos e práticas ilegais” descritos e um julgamento por um júri.

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.