Notícias Maia

Biblioteca assinala Dia Internacional das Vítimas do Holocausto

Partilhas

A Biblioteca da Maia expõe parte do seu espólio para assinalar o que foi e o que aconteceu durante o domínio nazi, comemorando o 27 de janeiro, Dia Internacional das Vítimas do Holocausto. 

Cerca de 6 milhões de pessoas, na sua maioria judeus, foram assassinadas naquele que foi talvez o maior genocídio do século XX. Ficou conhecido por Holocausto, sendo um programa sistemático de extermínio étnico, levado a cabo pelo regime Nazi, liderado por Adolf Hitler.

Este episódio obscuro da humanidade pode ser, em parte, sentido na Biblioteca da Maia, que expõe uma parte do seu espólio para assinalar o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto. Uma oportunidade para aceder a jornais da época, absorvendo o dia a dia informativo daquilo que era a II Guerra Mundial e domínio nazi, entre fotografias, vídeos e livros sobre o tema.

Este dia assinala-se, evocando o 27 de janeiro de 1945, quando os aliados libertaram o campo de concentração Auschwitz-Bikernau, conhecido por ser um símbolo da bárbarie cometida naqueles espaços espalhados pelo III Reich.

A data é assinalada por intermédio de resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 1 de novembro d2 2005.

A Biblioteca da Maia permite que sejam marcadas visitas guiadas, de forma gratuita, pelo Professor Maia Marques.

Horário:
Segunda-feira: 18h00 – 23h00;
Terça-feira a sexta-feira: 09h30 – 23h00;
Sábado: 09h30 – 22h30

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link