Biblioteca terá novo espaço, com possibilidade de reserva para reuniões e estudo em grupo, com 50 lugares sentados, acesso wireless e videoconferência, incluindo ainda uma “praça da leitura” que possibilita a consulta de periódicos, incluindo espaço de café e refeições com máquinas de vending e micro-ondas.

Inaugurada a 13 de dezembro de 1994, a Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho tem por missão propiciar localmente o acesso à informação e à construção do conhecimento, sensível aos estímulos da população maiata, fomentando a prosperidade e desenvolvimento dos indivíduos e da comunidade, indo deste modo ao encontro das suas necessidades informacionais, proporcionando-lhes um papel ativo e construtivo na sociedade contemporânea.

Esta possui um fundo bibliográfico invulgarmente rico para uma biblioteca deste tipo e um horário de funcionamento bastante alargado permitindo atingir uma forte afluência durante todo o ano.

A Biblioteca Municipal revelou que “para que o estudo seja o mais profícuo possível, este ano decidimos abrir mais uma sala de leitura no piso – 1, apresentando um conjunto de serviços como a possibilidade de reserva de sala própria para reuniões e estudo em grupo, disponibilização de acesso wireless e videoconferência, sala com 50 lugares sentados, Praça da leitura, consulta de periódicos e espaço de café e refeições com máquinas de vending e micro-ondas”.

Destaque ainda para a instalação de arte  “O Livro está no ar” com a dimensão de 2 m x 2 m x 9 m ,da autoria de Acácio de Carvalho e colaboração de Rui Gaspar, cuja composição se estrutura através da representação de elementos orgânicos, formas marinhas vegetais e animais, criando, assim, uma dinâmica pictórica, que pode ser observada de diferentes ângulos do espaço. Terá, também, um movimento ascendente e descendente, criando assim, uma espécie de ondulação flutuante, no sentido perpendicular ao plano do chão, como se de folhas de um livro se tratasse.

Este novo espaço foi conseguido graças ao precioso contributo dos mecenas e patrocinadores e é determinante para cumprirmos a nossa Missão e assim enfrentar o significativo esforço financeiro decorrente da concretização dos nossos planos de atividade, do contínuo reforço da coleção de livros e das intervenções de requalificação e melhoria dos espaços e infraestruturas.

Esta nova sala estará ao serviço da comunidade maiata a partir do dia 14 de maio, pelas 18.00h.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.