Partilhas

A Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho inaugura no dia 26 de outubro um Centro de Leitura Especial (CLE).

Segundo o Manifesto da Ifla/Unesco sobre Bibliotecas Públicas, de 1994, “os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos utilizadores que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes, como por exemplo minorias linguísticas, pessoas deficientes, hospitalizadas ou reclusas. Todos os grupos etários devem encontrar documentos adequados às suas necessidades.”

Convicta

O Centro de Leitura Especial tem como objetivo criar condições de acesso à informação para cegos, amblíopes e pessoas com incapacidade permanente ou temporária (deficientes, idosos…).

Com este novo espaço, na nossa biblioteca, pretende-se motivar o público-alvo para a leitura, suprir a falta de produção bibliográfica em suportes especiais (braille, suportes magnéticos e digitais) e permitir um serviço de apoio à comunidade nas questões relacionadas com a problemática da deficiência.

O CLE dispõe de recursos para utilizadores cegos, nomeadamente Jaws com SMA – Leitor Ecrã, Linha braille c/ Bluetooth, OCR – Open book, Basic-D, impressora braille. Para os utilizadores com baixa visão dispõe dos seguintes recursos: ZoomText 10.1 (Aplicação/Leitura), Teclado ampliado, com fios, Topaz XL HD – Aplicador de caracteres (20 Polegadas).

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.